Gestão organizacional

Seja cético ao analisar dados

2 de março de 2015

Líderes não deveriam fazer as análises mais importantes só pelas aparências, por mais que seja fácil ser seduzido por boas notícias. Na verdade, no que se refere à análise de dados, deve-se errar para o lado do ceticismo.

Por exemplo, se uma empresa vê que o tráfego em seu website aumentou, pode ficar tentada a comemorar e continuar a fazer o que já vem fazendo. Mas se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, ela provavelmente é.

Uma análise mais cuidadosa pode revelar que o acesso por dispositivos móveis anda baixo, o que pode levar a companhia a ter de repensar sua estratégia, caso esteja interessada nesse tipo de plataforma. Sempre vá mais ao fundo que puder na análise dos dados, até ter certeza de que estão precisos, e certifique-se de entender os processos cotidianos responsáveis pelo observado.

Busque fontes que confirmem tais dados e desenvolva formas novas e prudentes de explorar o convencional. Quando o tempo demandar uma decisão, faça isso. Então, veja o que acontece e reavalie.

Adaptado de “When It Comes to Data, Skepticism Matters”, por Thomas C. Redman

Compartilhe nas redes sociais!