Patrocinado

Os melhores empregadores do país

3 de março de 2020

O instituto Top Employers consolidou, em janeiro de 2020, a maior cerimônia de premiação na região das Américas, com presença de representantes e executivos de 44 empresas, além de membros do comitê executivo global.

O objetivo do evento é premiar os melhores empregadores do país e os players que desempenham os mais altos níveis de qualidade em práticas e gestão de pessoas.

Abaixo, alguns dos depoimentos de participantes do evento e representantes das empresas vencedoras:

SERVIÇOS PROFISSIONAIS

ATENTO BRASIL
Contamos com um mecanismo de avaliação de desempenho que considera tanto a bagagem de conhecimento do colaborador como suas potencialidades, possibilitando que sejam traçados os planos de desenvolvimento profissional dos funcionários. O Escalada é um programa de recrutamento interno que atua como mecanismo de retenção, ao Valorizar os profissionais que já estão na companhia e oferecer oportunidades de crescimento. Partimos do princípio de que cada colaborador tem um líder transformador dentro de si, com capacidade de modificar sua realidade e que nós podemos proporcionar meios para que essas lideranças se desenvolvam.

DELOITTE
Em planejamento da força de trabalho, os melhores resultados do último ano vieram dos nossos processos de melhorias em HR Analytics, de revisão do total compensation e de plano de carreira. Além disso, estamos no meio da Jornada de Transformação da Cultura em quatro pilares: Confiabilidade,
Responsabilidade, Empreendedorismo e Relevância. Temos um Compromisso da liderança em relação ao desenvolvimento de sucessores, utilizando um inovador modelo de avaliação e feedbacks que, além de estimular o protagonismo de nossos profissionais em seu desenvolvimento de carreira, proporciona mais proximidade entre líder e liderado, e coach e coachee.

DENTSU AEGIS NETWORK
Um “Programa de Estágio” a maioria das empresas possui, porém sem foco e preocupação com a formação e desenvolvimento – o que fizemos foi ter pensado na nossa indústria de comunicação e estabelecido toda a plataforma e dinâmica, a partir do comportamento e perfil das pessoas. O ITO (Inclusão, Treinamento e Oportunidade) é um programa que trouxe como semente inclusão e capacitação de profissionais que estavam fora do mercado e sem perspectivas de novas oportunidades. Cultura e valores são os pontos de intersecção entre empresa e seus funcionários. Quanto maior o espaço de intersecção melhor para todos.

EVERIS
Fizemos uma alteração importante no nosso Onboarding, tornando o que era algo cansativo em um game instigante e divertido. Em equipes, os novos contratados são levados a se inteirar das carreiras, benefícios, políticas e compliance da companhia, criando uma experiência diferenciada. Estamos investindo fortemente na capacitação dos nossos líderes e este ano estamos customizando nosso catálogo do Business School, com o objetivo de oferecer formações sob medida e de qualidade para esse público – que é tão importante para a companhia.

SAP
Na Era da Experiência, queremos estar entre as escolhas prioritárias dos melhores talentos de mercado e, por isso, destacamos práticas como inteligência artifi cial no processo de recrutamento e seleção; chatbot; Talent Win: eventos que fortalecem a marca empregadora da SAP; Open House PCD, evento de incentivo a esse público; Pesquisa Anual de Clima; Programa de Embaixadores da SAP nas universidades e feiras de carreira. No planejamento de nossa força de trabalho, visamos minimizar mudanças que possam impactar a experiência de nossos clientes. Para isso, criamos uma revisão de talentos trimestral, quando avaliamos performance e potencial, além dos desafios do time.

SAS INSTITUTE
A companhia tem colhido resultados altamente produtivos ao adotar projetos com gestão no modelo de Squad – que é uma mentalidade disruptiva, com equipes multiprofissionais, para a resolução de desafios em um espaço curto de tempo. São propostas onde não há chefe, em que diversas áreas contribuem à sua maneira, em que todos querem participar para alcançar o objetivo final proposto. A empresa oferece uma plataforma
interna com milhares de cursos disponíveis a todos os colaboradores – a pessoa pode buscar isso e ser responsável pelo seu desenvolvimento.

AKZONOBEL
Temos o Programa de Estágio, a Plataforma Global de Mentoring, os Programas de treinamento de liderança, o programa High Performing Team. Nosso programa de estágio conta com um diferencial: oferecemos a oportunidade de desenvolvimento inovador para os estudantes que estão conosco. Na plataforma global é possível a conexão entre mentor e mentorado de diferentes negócios, áreas e regiões, cruzando experiências do mentor com as necessidades do mentorado.

MANUFATURA

ALCON
Em compensation & benefits podemos citar benefícios como auxílio-farmácia; acesso gratuito a produtos do portfólio como colírios, medicamentos e lentes; descontos; entre outros auxílios e parcerias. Um dos destaques em performance management nesse aspecto é fazermos calibração de performance, ou seja, consideramos não apenas a perspectiva do gestor direto do colaborador, mas de outros líderes que possam ter tido algum tipo de interação com ele.

BAXTER
Expandimos até o nível profissional nossa prática de revisão de talentos
anual, TRP – Talent Review Planning, que contempla mapear: Matriz 9 Block, Risco de Perda e Impacto de Perda, Próximo Passo da Carreira e Tempo para Preparação. E desenvolvemos a comunicação face a face, garantindo o alinhamento e envolvimento nos desafios e nos impulsionadores culturais da empresa: coragem, colaboração, simplicidade e velocidade.

SAINT-GOBAIN
O foco do desenvolvimento de líderes é que todos assumam o protagonismo de seu crescimento pessoal e de suas equipes, inspirados por conexões facilitadas pela organização, como a Academia de Liderança e a Academia de Excelência Comercial. A partir do processo de People Review, avaliamos e discutimos as necessidades de desenvolvimento dos times, bem como as possibilidades de mobilidade e sucessão.

DHL EXPRESS
Além de diversos treinamentos, trabalhamos com Avaliação de Desempenho por competências, PDI, temos uma cultura de feedback bastante estruturada e pautamos nosso trabalho no equilíbrio entre respeito e resultados. Nossa plataforma global de formação disseminou muitos elementos que hoje estão implementados, fortalecendo a cultura que queremos ter. É uma construção de quase dez anos, mas que hoje já está consolidada na DHL e que mantemos viva todos os dias.

UTILITÁRIOS

CPFL ENERGIA
A Universidade CPFL é o principal vetor para o desenvolvimento dos colaboradores da companhia. A partir de uma análise de benchmarkings e do engajamento da alta liderança, a empresa identificou a necessidade de direcionar a condução dos profissionais a uma cultura de aprendizagem e protagonismo, inovação, agilidade e foco no cliente para aprimorar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada indivíduo.

LOGÍSTICA

DHL GLOBAL FORWARDING
Nosso Ciclo de Avaliação de Desempenho tem como foco as competências requeridas pelo Grupo Deutsche Post DHL, passando pela autoavaliação e, após a avaliação dos gestores, temos o mapeamento dos talentos com o gerenciamento do plano de desenvolvimento, por meio de uma plataforma global – que serve de ferramenta para o mapeamento dos talentos e seus respectivos planos de desenvolvimento e mobilidade internacional.

DHL SUPPLY CHAIN
Temos um projeto de formação de grupos de liderança, o Accelerate Leadership Program. O objetivo é focar executivos com alto potencial e formar um fórum para troca de vivências, discussão de desafios – reforçando um sentimento de pertencimento. Temos a prática consolidada de um plano de sucessão para três níveis hierárquicos e um bom nível de retenção de talentos: entre 70% a 80% dos casos, conseguimos repor a vaga por meio de executivos deste plano de sucessão.

SERVIÇOS EDUCACIONAIS

GRUPO MARISTA
Somos uma organização com uma missão nobre e, de fato, baseada em valores. Avaliamos nossos líderes com base em entregas e em nossos valores, pois para nós é fundamental que a liderança tenha uma conduta alinhada com nossa missão. Utilizamos a metodologia Learning Agility no mapeamento de talentos e sucessão. Temos um índice de aproveitamento de posições estratégicas de quase 70%, além da equidade entre gêneros nas posições de liderança.

TECNOLOGIA

HUAWEI
A metodologia de Resultados-Chave Objetivos (OKR) torna o acompanhamento de metas mais dinâmico e mensurável. Além disso, temos um programa sólido de gestão de carreira integrando os subsistemas de desenvolvimento do funcionário (promoções, transferências, aumentos, treinamentos, premiações) à base da gestão da carreira (que é uma certificação técnica e de competências obrigatória a todos).

Compartilhe nas redes sociais!

replica rolex