Patrocinado

“O hardware virou software.”

Equinix apresenta
12 de agosto de 2019

A frase do presidente da Equinix no Brasil, Eduardo Carvalho, exemplifica com perfeição o produto lançado pela multinacional. Denominado Network Edge, a ferramenta de virtualização de rede permite às empresas se conectarem a ecossistemas digitais de modo virtual e rapidamente, sem necessidade de investimento em equipamentos e hardware. “Fazendo uma analogia simples, no passado íamos até uma locadora alugar um VHS e precisávamos de um videocassete. Hoje tudo é feito online, por streaming”, diz Carvalho. “É isso que o Network Edge faz com as redes das empresas. Em vez de uma infraestrutura física, é possível desenvolver redes totalmente virtualizadas por software a partir de diversos fornecedores, de forma rápida e segura na Plataforma Equinix.”

É uma solução para quem necessita transformar e modernizar seus negócios globais e ficar mais próximo de clientes, parceiros e fornecedores. O serviço pode ser contratado quando a empresa quer entrar em um mercado ou mesmo ampliar sua participação globalmente. Como não é necessário adquirir novos equipamentos, a solução é implementada com rapidez. Também é ideal quando o objetivo é fazer testes em outras áreas ou com um público diferente. Tudo é feito via software e sob demanda, isto é, o cliente paga apenas o que usar.

Nesta era digitalizada, a velocidade pela qual a informação é entregue a clientes e a fornecedores é fundamental, pois impacta diretamente a experiência dos usuários. Afinal, a tecnologia da informação está cada vez mais perto de usuários, aplicações, dados e de uma quantidade cada vez maior de dispositivos de internet das coisas (IoT). Um dos principais desafios do momento, portanto, é a necessidade de otimizar a rede, a fim de que possa lidar com tecnologias emergentes, como IoT, inteligência artificial, machine learning e comunicações unificadas. Elas precisam ter a capacidade de se interconectar, de maneira rápida e privada, a várias clouds públicas, além de minimizar suas ameaças em relação à segurança. No entanto, as empresas têm dificuldade para ampliar a capacidade de suas redes, ainda muito atreladas ao modelo tradicional, no qual é preciso fazer altos investimentos em equipamentos de data center e infraestrutura.

A infraestrutura de rede virtualizada é mais uma opção no portfólio de serviços de interconexão oferecidos pela Equinix. Com ela, além de conseguirem reduzir o CAPEX, ou seja, o desembolso de capital, os clientes ao mesmo tempo ampliam os serviços de TI e de rede de forma global. E com modernidade, já preparadas para o futuro.

O Network Edge possibilita a seleção, a configuração e a conexão de dispositivos de rede e segurança, como roteadores, firewall e SD-WAN, em tempo real, dos principais fornecedores, como Cisco, Juniper e Palo Alto Networks. Isso é feito em apenas alguns minutos.

Por enquanto, o serviço é oferecido no Vale do Silício, Ashburn, Amsterdã, Singapura e Londres, e deve chegar a mais cinco locais até o final do ano.

O Network Edge também inclui o serviço de interconexão global, o Equinix Cloud Exchange Fabric (ECX Fabric). A união entre os dois possibilita a criação de uma infraestrutura de virtualização de rede segura e de alto desempenho, automatizando a implementação de dispositivos de rede virtual e simplificando a conexão com operadoras, provedores de cloud e parceiros no mundo todo.

Os principais casos de uso atendidos pelo Network Edge são:

Roteamento entre clouds. É possível adotar um roteador virtual e criar conexões com os provedores de nuvem por meio do ECX Fabric.

Migração entre clouds. Possibilita, com a criação de uma conexão virtual privada, a movimentação de grandes quantidades de dados entre nuvens para backups, migrações ou análises.

– Conectividade em cloud. Uma empresa pode criar um roteador virtual em minutos e fornecer uma conexão privada aos principais provedores de cloud do mundo.

– Criação de firewall na cloud híbrida. A fim de proteger recursos na rede corporativa de endpoints públicos, a empresa coloca um firewall virtual entre suas aplicações corporativas e a cloud pública.

– SD-WAN da filial para a cloud. É possível fazer a interconexão virtual com os ecossitemas digitais na Plataforma Equinix, dentro de ou entre regiões metropolitanas.

Compartilhe nas redes sociais!

replica rolex