Marketing

Recuperando clientes perdidos

Marketing Artigo revista
HBR
Estratégias inteligentes ajudam as empresas a identificar e resgatar seus desertores mais valiosos. Como encontrar e atrair os clientes com maior potencial de retornar ao rebanho Para qualquer empresa de serviços que fatura em uma base recorrente, uma variável crucial é o índice de desistência: […]

6 razões pelas quais o marketing entrou nas empresas

Marketing Artigo digital
Mark W. Schaefer
Um novo relatório de pesquisa da Sociedade de Agências Digitais descobriu que no ano passado houve um aumento dramático no número de empresas que não trabalham mais com agências externas de publicidade – 27 %, contra 13 % no ano anterior. A tendência foi relatada […]

A nova ciência das emoções do cliente

Marketing Artigo revista
Scott Magids, Alan Zorfas e Daniel Leemon
Empresas que se conectam com as emoções dos clientes podem ter um retorno muito compensador. Veja alguns exemplos: depois que um grande banco criou um cartão de crédito para os Millenials, com o objetivo de promover a conexão emocional, o uso do cartão por esses usuários […]

O caminho errado para reduzir cancelamentos de serviços

Marketing Artigo revista
HBR
Oferecer aos clientes um plano mais eficaz em termos de custos pode afastá-los. O atrito com o consumidor é um problema que assola muitas empresas na indústria de serviços, como provedores de telecomunicações e de TV a cabo, empresas de cartão de crédito e academias […]

Não conseguimos nos lembrar de logos que vemos todos os dias

Marketing Artigo revista
Alison Beard
O estudo: Alan Castel, professor da University of California, Los Angeles, e seus colegas solicitaram a mais de 100 alunos para desenhar o logo da Apple de memória. Embora muitos fossem usuários de Macs e iPhones e muitos estivessem razoavelmente confiantes de que poderiam completar […]

Repense os 4 Ps

Marketing Artigo digital
Richard Ettenson, Jonathan Knowles e Eduardo Conrado
É hora de rever os 4 Ps do marketing para a realidade B2B dos dias atuais. Como modelo para calibrar o mix de marketing, os 4 Ps — produto, praça, preço e promoção — prestaram, durante meio século, um belo serviço ao marketing dirigido ao […]

A ciência do marketing sensorial

Marketing Artigo revista
HBR
Há duas décadas, profissionais de marketing de vários segmentos vêm se especializando em atingir os consumidores por meio dos cinco sentidos — aprendendo a difundir pistas, como o ardor de um gole de enxaguante bucal e o som de uma caneta Sharpie raspando no papel, […]

Por que as identidades sociais dos clientes são tão importantes

Marketing Artigo revista
Hugh N. Wilson, Guy Champniss, Emma K. Macdonald
Vamos começar pela experiência da fábrica de eletrodomésticos Electrolux. Com base no feedback dos clientes, a empresa pensou em oferecer lavadoras de roupa gratuitas e usar tecnologia inteligente embutida na máquina para cobrar dos clientes a lavagem. Numa pesquisa de pré-lançamento, os consumidores aprovaram a […]