Marketing

A competição pela finalidade social

Marketing Artigo revista
Omar Rodríguez Vilá e Sundar Bharadwaj
Cada vez mais os consumidores esperam que as marcas tragam não apenas benefícios funcionais, mas também tenham finalidade social. Por isso, as empresas estão assumindo posições sociais claramente visíveis. A Airbnb utilizou a publicidade do Campeonato de Futebol Americano (Super Bowl) para sedimentar publicamente seu […]

Entenda o processo criativo do marketing atual

Marketing Artigo digital
Mark Bonchek e Cara France
O que torna o marketing criativo? Será que é a imaginação ou a inovação? Quem trabalha com o processo criativo das campanhas de marketing é mais parecido com um artista ou com um empreendedor? Historicamente, o termo “marketing criativo” foi associado às palavras e imagens […]

Competir contra a ostentação

Marketing Artigo revista
Stephen Nason, Joseph Salvacruz e J. P. Stevenson
Como uma discreta marca de relógios pode se destacar na China? Elas estavam ao lado da entrada da flagship store da Shanguang Jewelers, na rua Nanjing. Um antigo carro conversível Eagle estava estacionado nas proximidades; uma dúzia de homens e mulheres abastados aglomerava-se em frente […]

Marcas que recebem muitas “curtidas” podem ser superestimadas

Marketing Artigo revista
Radar
Para muitos da área de marketing, tornou-se um símbolo de sucesso: quantas pessoas “curtem” a página do Facebook da empresa? Com o avanço desse tipo de métrica, muitas marcas começaram a gastar milhões de dólares para tentar aumentar os seguidores de mídia social — e […]

A magia do crowdsourcing

Marketing Artigo revista
Radar
Empresas sabem há muito tempo que comunidades de usuários podem sugerir ideias valiosas de produtos, mas uma nova pesquisa revela outra vantagem de se apoiar na sabedoria popular: simplesmente identificar itens como crowdsourced (com origem na colaboração coletiva) aumenta as vendas. Trabalhando com a empresa de […]

O poder da pesquisa positiva

Marketing Artigo revista
HBR Staff
A maioria das empresas faz pesquisa com clientes para medir-lhes a satisfação, identificar possibilidades de melhoria ou simplesmente permitir que os descontentes desabafem. A abordagem parte de uma mentalidade pessimista e focada em problemas. “Os clientes foram condicionados a sempre procurar o que está errado”, […]

Marcas de luxo em baixa

Marketing Artigo revista
HBR
Como empresas podem se beneficiar com o consumo discreto Há quase uma década, especialistas em marketing estão debatendo o aumento do consumo discreto: a elite está preferindo compras mais simples a adquirir produtos de marcas luxuosas. Giana Eckhardt, professora de marketing na Royal Holloway, University […]

Construindo uma máquina de insights

Marketing Artigo revista
Frank van den Driest, Stan Sthanunathan e Keith Weed
Como a Unilever conseguiu conhecer seus clientes Habilidades operacionais costumavam representar uma vantagem de longo prazo. Com processo de fabricação mais enxuto, produtos de melhor qualidade e distribuição mais eficiente, os concorrentes ficavam para trás. Mas, hoje, essas capacidades são triviais. A nova fonte de […]

Uma atualização da miopia em marketing

Marketing Artigo digital
Amy Gallo
PAUL GARBETT PARA A HBR Todos os anos, grande parte dos lançamentos de produtos fracassa. Há uma controvérsia sobre qual é exatamente essa porcentagem — alguns falam em 75%, outros arriscam perto de 95%. Independentemente de qual seja o número correto, não há dúvida que […]

Miopia do marketing

Marketing Artigo digital
Theodore Levitt
Todas as grandes indústrias foram, em algum momento, uma indústria em crescimento. Mas algumas, que agora surfam numa onda de crescente entusiasmo, estão à beira do declínio. Outras, consideradas indústrias de crescimento maduro atualmente, pararam de crescer. Em todas elas o crescimento está ameaçado, desacelerado […]

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