Gestão organizacional

O fim da burocracia

Gestão organizacional Artigo revista
Gary Hamel e Michele Zanini
A burocracia tem poucos fãs. Doug McMillon, CEO da Walmart, chama-a de “vilã”. Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway, afirma que seus tentáculos deviam ser tratados como “cânceres com que tanto se parecem”. Jamie Dimon, CEO da JPMorgan Chase, concorda que a burocracia é uma […]

Por que você deve fazer um rodízio das mesas no escritório

Gestão organizacional Artigo revista
Radar
Quando os locais de trabalho corporativo são reorganizados, os funcionários encaram o processo como uma grande chateação. As gavetas são esvaziadas, caixas empacotadas, a rotina diária de trabalho interrompida — para quê, exatamente? As empresas de design há muito tempo destacam os benefícios dessas mudanças, […]

Por que os CMOs não esquentam a cadeira

Gestão organizacional Artigo revista
Kimberly A. Whitler e Neil Morgan
Em 2012, um varejista líder do mercado começou a procurar um novo diretor executivo de marketing (CMO). Pela descrição, a vaga parecia atraente: o novo CMO deveria desempenhar uma função importante, liderando os esforços da empresa para impulsionar receitas e lucros. Parecia o tipo de […]

Gestão é bem mais que ciência

Gestão organizacional Artigo revista
Roger L. Martin e Tony Golsby-Smith
A crença de que a gestão é uma ciência e que as decisões de negócios devem ser orientadas por uma análise rigorosa dos dados é subjacente à prática e ao estudo de negócios — e a explosão do big data reforçou essa ideia. Em uma […]

O poder da parceria: CMO e CIO

Gestão organizacional Artigo revista
Kimberly A. Whitler, D. Eric Boyd e Neil Morgan
Historicamente diretores executivos de marketing e diretores executivos de informação veem o mundo de maneira bem diferente. Focados em gerar demanda, os profissionais de marketing atribuem alta prioridade à velocidade e à criatividade e assumem riscos para atingir metas agressivas. De forma geral, os executivos […]

Reflexões de quem foi CMO seis vezes

Gestão organizacional Artigo revista
Uma conversa com Joe Tripodi
Por Daniel McGinn Joe Tripodi foi indicado para o mais alto cargo de marketing na Mastercard em 1989 e, desde então, trabalhou como CMO da Seagram, Banco de Nova York, Allstate, Coca-Cola e Subway. Ele conversou com a HBR sobre a evolução e os desafios específicos […]

A evolução do CMO

Gestão organizacional Artigo revista
Caren Fleit
À medida que os canais e ferramentas de marketing cresceram ao longo das décadas, cresceram também o status e as responsabilidades dos executivos de marketing do topo. ______________________________________________________ Caren Fleit é líder de práticas de marketing global da Korn Ferry.

Você está resolvendo os problemas certos?

Gestão organizacional Artigo revista
Thomas Wedell-Wedellsborg
Sua empresa resolve bem os problemas? Provavelmente sim, se seus gestores são como os das empresas que estudei. Acontece que eles estão sempre pelejando não para resolver os problemas, mas para descobrir quais são. Numa pesquisa em 17 países com 106 executivos do C-level que […]

Depois das boas-vindas

Gestão organizacional Artigo revista
Dan Ciampa
A sucessão não termina quando o novo CEO é contratado. O clima na sala de reuniões era de festa. Durante meses os conselheiros de uma organização industrial e de bens de consumo de bilhões de dólares procuraram um sucessor para o seu antigo CEO. Depois […]