Estratégia

A biologia da sobrevivência corporativa

Estratégia Artigo revista
Martin Reeves, Simon Levin e Daichi Ueda
Ecossistemas naturais guardam surpreendentes lições para os negócios. As empresas operam em um mundo cada vez mais complexo: os ambientes de negócios estão mais diversificados, dinâmicos e interligados do que nunca –– e muito menos previsíveis. No entanto, muitas organizações ainda seguem abordagens clássicas e […]

O modelo de negócio transformador

Estratégia Artigo revista
Stelios Kavadias, Kostas Ladas e Christoph Loch
Em geral, associamos a transformação de um setor com a adoção de novas tecnologias. Mas, embora as novas tecnologias, muitas vezes, sejam os principais fatores, jamais transformam uma indústria por conta própria. Para conseguir tal feito, é preciso um modelo de negócio capaz de ligar […]

Definindo estratégia, implementação e execução

Estratégia Artigo digital
Ken Favaro
É impressionante quanta confusão existe entre estratégia, implementação e execução. Seria “estratégia” uma questão de fazer escolhas sobre onde queremos ir, onde atuamos e como ganhamos, de estabelecer metas e ações, sobre como podemos criar e captar valor econômico ao longo do tempo? Será que […]

A abordagem do Prius

Estratégia Artigo revista
Nathan Furr e Daniel Snow
Como tecnologias híbridas ajudam empresas a sobreviver à disrupção e moldar o futuro A lâmpada de filamento de Thomas Edison inaugurou tanto a era da iluminação a gás como a era da energia elétrica. Mas as companhias de gás não perceberam imediatamente a disrupção. Pode-se […]

Antecipando o momento de se reinventar

Estratégia Artigo revista
Mark Bertolini, David Duncan e Andrew Waldeck
ConstruDetectar “linhas de falha” no mercado é fundamental para justificar mudanças preventivas Nenhum negócio sobrevive no longo prazo sem se reinventar. Porém saber quando dar início à transformação estratégica deliberada — quando mudar os produtos centrais ou o modelo de negócio de uma empresa — […]

Design em ação

Estratégia Artigo revista
Tim Brown e Roger Martin
Como usar o design thinking para fazer grandes coisas realmente acontecerem Ao longo da maior parte da história, o design foi um processo aplicado a objetos físicos. Raymond Loewy projetou trens; Frank Lloyd Wright, casas; Charles Eames, móveis; Coco Chanel, alta costura; Paul Rand, logotipos. […]

Como a Samsung se tornou uma potência do design

Estratégia Artigo revista
Youngjin Yoo e Kyungmook Kim
Há 20 anos, a Samsung Electronics, da Coreia do Sul, fabricava eletrônicos baratos e imitações para outras empresas. Seus líderes valorizavam velocidade, escala e confiabilidade acima de tudo. O pessoal de marketing definia preços e introduzia características de acordo com o que os fabricantes de […]

Design estratégico a partir do futuro

Estratégia Artigo revista
André Coutinho e Anderson Penha
Uns acreditam que as mudanças são motivadas por fatores externos. Para estas pessoas, o futuro é algo provável — É evidente que algo vai acontecer; ou possível — talvez aconteça e é marcado pela incerteza. Mas existe um terceiro futuro, o desejável, um espaço inexplorado, […]

Guia para ajudar estrategistas na hora de avaliar mercados emergentes

Estratégia Artigo digital
Tim Cooper Mark Purdy
Em busca de crescimento global, muitas empresas investem em agrupamentos de mercados emergentes, como BRIC, CIVETS, MINT, Next 11 e assim por diante. É uma boa estratégia? Não muito, sugere nossa análise. Aliás, tentar esse caminho para entrar no mercado estrangeiro pode ser perigoso. Grupos […]

Uma receita para garantir o sossego

Estratégia Artigo revista
HBR
Contratos futuros de derivativos ajudam as empresas a se protegerem das oscilações do mercado financeiro e das variações de preços das commodities. A crise financeira internacional, que começou em 2007 e ainda repercute na economia global, levou os reguladores a apertarem as regras para tentar […]
1 3 4 5 6 7 9