Estratégia

Qual é sua estratégia de dados?

Estratégia Artigo revista
Leandro DalleMule e Thomas H. Davenport
Mais do que nunca a capacidade de gerenciar torrentes de dados é fundamental para o sucesso das empresas. Porém, mesmo com o surgimento dos gestores e dos diretores de dados (CDOs), a maioria das empresas está defasada. Estudos intersetoriais mostram que, em média, menos de […]

Adapte sua estratégia digital a um mundo fragmentado

Estratégia Artigo revista
Omar Abbosh, Paul Nunes e Armen Ovanessoff
Durante décadas, a globalização digital — apoiada pelo fluxo sem barreiras de dados — prosseguiu com rapidez e poucos empecilhos. Hoje, porém, a realidade que os líderes empresariais enfrentam é bem mais complexa e fragmentada. O ponto de inflexão foi provocado pela convergência de uma […]

Como encontrar a perfeita política de devolução

Estratégia Artigo revista
Radar
Enquanto os varejistas batalham por participação de mercado, as políticas de devolução constituem uma importante arma. A teoria é que as devoluções flexíveis podem influenciar os consumidores que estão em cima do muro, porque reduzem o risco na compra. Mas há uma desvantagem: quando há […]

Velhos hábitos são duros de morrer, mas morrem

Estratégia Artigo revista
Rita Gunther McGrath
Eu adoro a ideia de que as decisões de compra dos consumidores estão mais intimamente relacionadas a hábitos e facilidades que à fidelidade – ela encerra um insight da ciência comportamental indispensável ao estudo das decisões do consumidor. E como Lafley e Martin sugerem, ela […]

A fidelidade do cliente está superestimada

Estratégia Artigo revista
A.G. Lafley e Roger L. Martin
Melhor focar no hábito. Uma teoria sobre a vantagem cumulativa   Quase no fim do ano passado, o aplicativo de compartilhamento de fotos da Facebook, o Instagram, líder da categoria, substituiu seu ícone original – uma retrocâmera à qual mais de 400 milhões de usuários […]

Um empurrãozinho para ajudar o atendimento ao cliente

Estratégia Artigo revista
Matthew Dixon, Lara Ponomareff, Scott Turner e Rick DeLisi
Consumidores querem resultados – e não simpatia     Pense na última vez que pegou um voo. Na hora de fazer o check-in, você usou a opção de autoatendimento (por exemplo, site da companhia aérea, aplicativo ou quiosque do aeroporto) para despachar as malas, escolher […]

A contribuição da estratégia social para a vantagem competitiva

Estratégia Artigo revista
Alexander Zimmermann, Gilbert Probst, Carolin Hermann e Paul Ferreira
Cada vez mais, executivos e empresas são desafiados a beneficiar a sociedade e a proteger o meio ambiente atuando local ou internacionalmente. No entanto, costuma ser mais fácil falar que fazer. Se antes bastava divulgar as atividades filantrópicas e criar a área de responsabilidade social, […]

Como os ataques a Trump reforçam sua estratégia

Estratégia Artigo digital
Roger L. Martin
Uma coisa complicada sobre estratégia é que as boas acabam parecendo inevitáveis, o que as torna difíceis de analisar. Após o fato, temos dificuldades em distinguir a causa do efeito, ou as escolhas da sorte — e, como resultado, tiramos conclusões questionáveis desse exercício. Isso […]

Vença o vício do crescimento

Estratégia Artigo revista
Marshal Fisher, Vishal Gaur, Herb Kleinberger
Em qualquer setor, o crescimento das receitas das empresas, eventualmente, diminui. Varejistas não são exceção. Consumo instável, concorrência intensa, mudanças no mercado e a rápida invasão do varejo online combinam-se para pressionar as receitas. O cemitério do varejo está cheio de redes como a Circuit […]