Outubro 2019

Qual é a sua estratégia na economia de ecossistema?

Estratégia Artigo revista
Michael G. Jacobides
Quando a Nestlé se preparava para popularizar sua cápsula de expresso da Nespresso, sabia que os usuários precisariam de uma máquina compatível com essa cápsula, que, por sua vez, fora projetada para ser usada uma única vez. Por isso a empresa criou uma rede de […]

Lidere com confiança

Liderança Artigo revista
Sandra J. Sucher e Shalene Gupta
Cinco CEOs ilustram a interligação de equidade, boas intenções e poder. As empresas investem em CEOs com autoridade específica para resolver desafios de alto risco e tomar decisões difíceis. No entanto, em grande parte o poder dos CEOs depende da vontade dos stakeholders de cedê-lo […]

A confiança nasce no cérebro

Psicologia Artigo revista
Paul J. Zak
Insights da neurociência. A confiança é o facilitador de empresas globais — sem ela, muitas transações do mercado seriam impossíveis. Ela é também uma marca das organizações de alto desempenho. Os funcionários de empresas extremamente confiáveis são mais produtivos, mais satisfeitos com seu trabalho, dedicam […]

Quando inovação e confiança entram em conflito

Inovação Artigo revista
Robert Hurley
Lançar precipitadamente um novo produto no mercado pode ter graves consequências. Veja o caso da Rock’n Play. E m 2009, quando a Fisher-Price lançou o Rock’n Play Sleeper — um berço confortável como um cesto de vime para bebês —, a Fisher-Price e sua empresa-mãe, […]

Os elementos da retratação de toda boa empresa

Empreendedorismo Artigo revista
Sandra J. Sucher e Shalene Gupta
Utilizá-los de forma errada pode piorar uma situação já ruim. Em 4 de abril deste ano, Dennis Muilenburg, CEO da Boeing, enfrentou uma missão quase impossível: teve de se retratar pela queda de dois jatos Max 737, um em outubro de 2018 e outro em […]

Coloque o propósito no centro de sua estratégia

Estratégia Artigo revista
Thomas W. Malnight, Ivy Buche e Charles Dhanaraj
É assim que empresas bem-sucedidas redefinem seus negócios. Há oito anos lançamos um estudo global sobre o alto crescimento das empresas, investigando a importância de três estratégias conhecidas para promovê-lo: criar novos mercados, atender amplamente às necessidades dos stakeholders e mudar as regras do jogo. […]

Como estabelecer objetivos para diminuir a tentação de trapacear

Ética Artigo revista
HBR
Há muito tempo os gestores usam objetivos ambiciosos como ferramentas motivacionais, mas isso pode sair pela culatra, isto é, haverá funcionários que ultrapassarão as linhas éticas para atingir metas. Empregados da Wells Fargo, prestadora de serviços financeiros, criaram milhões de contas sem aprovação para cumprir […]

Mais P&D, menos anúncios

Inovação Artigo revista
HBR
Desde a década de 1970, gastos com pesquisa e desenvolvimento (P&D) aumentaram muito em relação aos gastos com anúncios. Por quê? As mídias digitais diminuíram o preço dos anúncios; as empresas estão adquirindo marcas, em vez de criá-las; o boca a boca e as avaliações […]

Tome cuidado com CEOs excessivamente otimistas

Economia e sociedade Artigo revista
HBR
O economista John Maynard Keynes escreve que os animal spirits podem afetar o mercado financeiro e a economia, e economistas rotineiramente monitoram o sentimento de consumidores e investidores em busca de dicas do rumo que o ciclo de negócios e os mercados estão tomando. Novo […]

Vale a pena revelar os custos de produção

Marketing Artigo revista
HBR
As empresas raramente revelam o custo de produção de um bem — mas novo estudo indica que deviam fazer isso com frequência. Em um experimento de campo com o serviço de refeições de uma grande universidade dos Estados Unidos, os clientes viram uma de duas […]

Um reinício pode sair pela culatra

Gestão de mudança Artigo revista
HBR
Reiniciar ciclicamente certas atividades é comum: por exemplo, contagem de vendas ou soma de horas trabalhadas são métricas aplicadas geralmente no início de cada novo ciclo. Acredita-se que isso inspira as pessoas a definir novos objetivos e a buscar a excelência. Mas e quem já […]

Seus funcionários são bons mesmo?

Gestão de pessoas Artigo revista
HBR
A maioria dos diretores de empresa volta e meia cita um ou outro nome de potenciais substitutos do CEO e cogitam qual o momento da transição. Mas uma pesquisa mundial com quase 900 executivos C-level mostra que na verdade muitas empresas têm planos muito bem […]

O papel da equipe na reinvenção de um hotel independente

Como eu fiz Artigo revista
Henry Maksoud Neto, CEO do Maksoud Plaza
Como transformamos a empresa em um ecossistema de serviços. Qual é o seu negócio? Esta é uma pergunta que pode soar muito simples, banal até. Ora, o seu negócio pode ser uma indústria de componentes automotivos. Pode ser um pequeno varejo de roupas. Uma startup […]

Sua força de trabalho é mais adaptável do que você imagina

Gestão de pessoas Artigo revista
Joseph B. Fuller, Manjari Raman, Judith K. Wallenstein e Alice de Chalendar
Os funcionários estão ávidos por treinamento e as empresas precisam aproveitar isso como oportunidade competitiva. Muitos gestores têm pouca fé na capacidade de seus funcionários sobreviverem às reviravoltas de uma economia em rápida evolução. “A maioria das pessoas em empregos que estão desaparecendo não enxerga […]

A crise de confiança

Empreendedorismo Artigo revista
Sandra J. Sucher e Shalene Gupta
Empresas como Facebook, Boeing e outras estão perdendo credibilidade pública. É possível recuperá-la? As empresas investem esforço gigantesco para atender diferentes necessidades de seus stakeholders — clientes, investidores, funcionários e a sociedade em geral. Mas elas não se preocupam com um ingrediente crucial para que […]

replica rolex