Maio 2020

Por que os programas contra o assédio sexual não funcionam

Gestão organizacional Artigo revista
Frank Dobbin e Alexandra Kalev
O termo assédio sexual se espalhou pelos círculos acadêmicos na década de 1970 e começou a ganhar fôlego como conceito jurídico em 1977. Nesse ano, a jurista feminista Catharine MacKinnon propôs que o assédio no trabalho constituía discriminação sexual, o que é ilegal pela Lei […]

Comece pela confiança

Gestão de pessoas Artigo revista
Frances Frei e Anne Morriss
O primeiro passo é tornar-se um líder verdadeiramente empoderador. Em uma tarde de abril de 2017, Travis Kalanick, então CEO da Uber, entrou na sala de conferência na sede da empresa na área da baía de São Francisco. Uma de nós, Frances, esperava por ele. […]

C-level ágil

Liderança Artigo revista
Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez
Nova abordagem de liderança do alto escalão. “Brian Johnson” é o CEO de uma grande empresa de bens de consumo extraordinariamente bem-sucedida na última década. Como seus antecessores, Johnson comanda com mão de ferro todos os aspectos das operações de sua empresa, esbanjando excelência nos […]

Dê poder aos gestores para impedir o assédio

Gestão organizacional Artigo revista
Adrienne Lawrence
Soluções inteligentes nem sempre exigem ações do RH. Como muitas mulheres que trabalham, eu mesma sofri assédio sexual. Relato aqui dois episódios e as formas bem diferentes com que meus empregadores na época responderam. Primeiro: ao mesmo tempo que minha carreira progredia numa empresa de […]

“Se alguma coisa está errada, é preciso falar”

Entrevista Artigo revista
Asha Santos
Na última década, o treinamento de intervenção do observador tonou-se comum para colegas que tentam reduzir o abuso ou assédio sexual. As pesquisas mostram que ensiná-los a intervir quando alguém se comporta inadequada ou agressivamente pode reduzir esses incidentes — e nos últimos anos o […]

Que acontece quando um funcionário procura a ouvidoria?

Gestão organizacional Artigo revista
Charles L. Howard
As ouvidorias existem por um único propósito: ajudar as pessoas e as organizações. Elas disponibilizam uma pessoa (ou equipe) com quem conversar confidencialmente, seja sobre aceitação de suborno por algum funcionário, uso de drogas por um supervisor, assédio sexual, conflito pessoal, ou qualquer outro assunto. […]

O dilema do novo mercado

Empreendedorismo Artigo revista
Rory McDonald e Kathleen Eisenhardt
Em empresas emergentes as regras comuns de estratégia não se aplicam. Nas últimas duas décadas, o mundo presenciou o surgimento de um número sem precedentes de novos mercados. Tecnologias como serviços na nuvem, sistemas automatizados e smartphones redefiniram toda a indústria e tornaram obsoletas as […]

Em que erram os gestores em relação ao capital

Finanças e contabilidade Artigo revista
Roger L. Martin
Em 2013, Ellen Kullman, na época CEO do gigante de química DuPont, estava sob pressão dos acionistas para melhorar os resultados. Ela decidiu vender o negócio de revestimentos de alta performance, que era uma parte de baixo crescimento e baixo lucro do portfólio. A Carlyle […]

Talvez os fracassos não sejam os melhores mestres

Defenda seu estudo Artigo revista
Eben Harrel
Lauren Eskreis-Winkler e Ayelet Fishbach, da Booth School da University of Chicago, deram aos participantes de um estudo um teste de múltipla escolha extremamente difícil, com duas alternativas cada questão. Metade dos participantes recebeu feedback de seus acertos (feedback de sucesso), metade recebeu de seus […]

Atividades extraestratégicas

Gestão pessoal Artigo revista
Ken Banta e Orlan Boston
A escolha certeira de um trabalho extra pode alavancar sua carreira. Amit Paley passou os primeiros sete anos de sua carreira atuando como repórter do Washington Post. Enquanto trabalhava longas horas e passava períodos em zonas de guerra no Oriente Médio, ele também encontrava tempo […]

Corpo e alma: Marie Kondo

Corpo e alma Artigo revista
HBR
Quando era estudante no Japão, Kondo arrumava o apartamento dos colegas. Quando começou a trabalhar como membro do staff de uma agência de vendas, ela organizava as escrivaninhas de seus clientes. Ela criou um lema — “preserve somente o que lhe causa alegria” — e […]

Como evitar que reclamações se tornem virais

Mídias sociais Artigo revista
NA TEORIA Limite as consequências de postagens negativas nas redes sociais. Num voo da United Airlines em 2008, Dave Carroll teve seu violão de US$ 3,5 mil quebrado por carreadores de bagagem da companhia aérea. Ele passou meses buscando uma compensação — em vão. Então, criou […]

replica rolex