Janeiro 2019

O alto custo da eficiência

Economia e sociedade Artigo revista
Roger L. Martin
Eliminar o desperdício é o santo graal da ciência da gestão, mas enfatizá-lo causa uma infinidade de problemas. As empresas deveriam dispensar a mesma atenção para a resiliência. Em seu trabalho referencial de 1776 A riqueza das nações, Adam Smith mostrou que divisão inteligente de […]

Os varejistas estão desperdiçando sua arma mais poderosa

Vendas Artigo revista
Marshall Fisher, Santiago Gallino e Serguei Netessine
Enquanto lutam pela sobrevivência na era do comércio online,varejistas de lojas físicas estão adotando uma estratégia antiquíssima: cortar gastos com os funcionários. No segmento de lojas de departamentos dos EUA, por exemplo, o número de funcionários por loja caiu mais de 10% na última década, […]

O feedback nas avaliações 360 graus deveria ser anônimo

Estudo de caso Artigo revista
Boris Groysberg e Katherine Connolly Baden
Mas era evidente quem havia feito os comentários negativos na avaliação de um executivo. Leia também: Estudo de caso: Seguir ordens questionáveis ou se manifestar? Estudo de Caso – O que aconteceu com a Clarinda Company na vida real? Lance Best, CEO da Barker Sport […]

Quando seus moonshots não decolam

Inovação Artigo revista
Nathan Furr, Jeffrey H. Dyer e Kyle Nel
Recentemente, o chefe de inovação de um grande conglomerado industrial formou dez equipes multifuncionais e atribuiu-lhes uma audaciosa tarefa: reimaginar completamente seus negócios. Para encorajar novas ideias e abordagens, a empresa pediu que as equipes aplicassem uma lente de design-thinking para a pesquisa do cliente e criassem […]

Por que suas reuniões desandam e como consertá-las

Gestão pessoal Artigo revista
Steven G. Rogelberg
Dave, vice-presidente sênior de um grande banco dos EUA, era um ótimo gestor individual. No entanto, um feedback de 360 graus revelou que ele escorregava em uma habilidade crítica: liderar reuniões eficazes. Diversos funcionários descreviam suas reuniões como “perda de tempo”. Reclamavam que ele marcava reuniões […]

A rivalidade aumenta apetite para o risco

Liderança Artigo revista
HBR
Atitudes arriscadas são importantes tanto pessoal quanto profissionalmente — o medo da repercussão pode evitar que os funcionários apresentem suas preocupações, por exemplo, ao passo que a disposição dos líderes em arriscar afeta decisões como lançamento de produtos e aquisições. Pesquisas anteriores identificaram numerosas influências […]

O sucesso gera desigualdade: o que os dados mostram

Análises Artigo revista
Jacob Greenspon e Darren Karn
A recuperação da grande depressão da década de 1940 se caracterizou pela solidariedade social e pela redução do gap entre ricos e pobres. A recuperação da grande recessão de 2007-2009 foi muito diferente. Nos Estados Unidos, por exemplo, o gap entre o crescimento dos salários […]

Mindfulness é desmotivante

Psicologia Artigo revista
Scott Berinato
Andrew Hafenbrack, professor da Católica-Lisbon School of Business and Economics, pediu a alguns participantes de seu estudo que meditassem por 15 minutos enquanto outros faziam um intervalo para ler notícias ou para pensar a respeito da própria vida. E às pessoas em ambos os grupos que […]

O impacto da ajuda corporativa em desastres

Radar Artigo revista
HBR
Doações feitas após desastres: Quando a ajuda corporativa tem maior impacto? NA TEORIA: Tornou-se algo muito evidente nos últimos anos: desastres naturais — furacões, tsunamis, terremotos, incêndios — estão mais frequentes e causam mais destruição. O gasto global anual com desastres naturais ajustado à inflação […]

Corpo e alma: Michael Ovitz

Corpo e alma Artigo revista
Entrevistado por Alison Beard
Como cofundador da Creative Artists Agengy, Ovitz revolucionou o modo como grandes negócios eram feitos no mundo do cinema, da TV, da música e das mídias corporativas dos anos 1970 aos 1990. Após breves períodos na Disney e em sua própria startup de conteúdo móvel, ele recomeçou sua carreira como […]

Investidores lucram quando ativistas exigem spin-offs

Governança Artigo revista
HBR
Muitos gerentes condenam investidores ativistas como uma força divisora, distrativa e limitadora da própria capacidade de se concentrar em estratégias de longo prazo. Segundo eles, tais investidores exigem prioridade em estratégias destinadas a aumentar o valor das ações a curto prazo. Leia também: O impacto […]

O surpreendente poder dos descontos falsos nas vendas

Política de preços Artigo revista
HBR
Todo mundo adora uma pechincha, então reduzir o preço original dos produtos é uma maneira eficaz de aumentar as vendas. Mas esses preços originais são sempre legítimos? Estudando as lojas de uma proeminente cadeia de varejo, um pesquisador descobriu que todos os produtos fabricados especificamente […]