Fevereiro 2019

Consentimento não informado

Modelo de negócio Artigo revista
Leslie K. John
As empresas querem mais e mais acesso a seus dados pessoais – desde onde você está até o que diz seu DNA. Será possível capturar esse valor sem precipitar um movimento de defesa da privacidade? Leia também: Os limites da análise de dados O funcionário […]

O funcionário rastreado e feliz

Gestão de pessoas Artigo revista
Ben Waber
Discussões sobre privacidade de dados tendem a focar a dinâmica consumidor/vendedor. Quais informações pessoais as empresas têm direito de coletar e como elas devem ser usadas e cuidadas? Mas outra dinâmica, entre empregador e trabalhador, suscita questões ainda mais espinhosas. Leia também: Consentimento não informado […]

A dura realidade das culturas inovadoras

Cultura organizacional Artigo revista
Gary P. Pisano
Culturas que favorecem a inovação são valiosas não só para a última linha do balancete, mas também para líderes e funcionários que prezam sua empresa. Leia também: Problemas com inovação? Atente-se à sua equipe Como passar um projeto de inovação de uma equipe para outra […]

O que sua marca corporativa representa?

Marketing Artigo revista
Stephen A. Greyser e Mats Urde
É mais difícil criar uma identidade forte para uma empresa inteira que para um produto. Esse kit de ferramentas pode ajudar. Leia também: 4 maneiras de melhorar seu marketing de conteúdo Entenda o processo criativo do marketing atual As empresas são extremamente eficientes em definir […]

Como exercer o poder que você não pediu

Gestão pessoal Artigo revista
Jonathan Zittrain
Tal qual bancos e médicos, as plataformas deveriam tornar-se fiduciárias para evitar a mão pesada da regulamentação. Eu costumava ficar indiferente à maioria das alegações sobre o uso de dados privados para publicidade segmentada, mesmo quando me preocupava com a privacidade de modo geral. Quão […]

Projeto para uma sociedade digital melhor

Estratégia Artigo revista
Jaron Lanier e E. Glen Weyl
A transformação digital está reconstruindo o mundo, mas poucos estão satisfeitos com a forma como vem ocorrendo. Isso vale, em especial, para a mídia, cujo modelo dominante de publicidade segmentada — derivado da vigilância de dados e usado para financiar serviços gratuitos para o público, […]

É possível trabalhar bem sem motivação?

Gestão pessoal Artigo revista
Ayelet Fishbach
Motivar-se é difícil. Costumo comparar motivação com uma das façanhas do herói ficcional alemão Barão de Münchausen: tentar manter o ímpeto durante uma atividade, projeto ou até mesmo na carreira é como tentar sair de um pântano arrastado pelo próprio cabelo. Parece que temos aversão […]

O preço de licenças mais longas

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional Artigo revista
HBR
Estudos mostram que as crianças se beneficiam quando os pais passam mais tempo com elas, e muitos trabalhadores estão fazendo lobby para que empresas e governo aumentem o período de licenças-maternidade e licenças-paternidade. Mas algumas pessoas temem que tirar licença mais longa pode prejudicar sua […]

“Pare de pensar em consentimento: isso não é possível nem correto”

Dados Artigo revista
Scott Berinato
Helen Nissenbaum, filósofa, pioneira da privacidade digital, analisa em profundidade as falhas fundamentais das políticas de coleta de dados. Leia também: Consentimento não informado Como exercer o poder que você não pediu Sendo filósofa, é surpreendente que Helen Nissenbaum influencie tão ativamente o modo como […]

O envelhecimento da força de trabalho nos Estados Unidos

Dados demográficos Artigo revista
HBR
A população mundial está envelhecendo. E nos Estados Unidos, rapidamente — e as atitudes a respeito do envelhecimento e da aposentadoria estão mudando. Isso tem implicações para empresas e gerentes. Quando as pessoas esperam se aposentar? Quando alguém está “velho demais” para executar um trabalho? […]

Os limites da empatia

Colaboração Artigo revista
HBR
Ao procurarmos entender os outros — não importa se somos empregados, clientes ou concorrentes —, comumente somos aconselhados a “avaliar segundo a perspectiva do outro”: imaginar que estamos na situação dele. Psicólogos sociais documentaram muitos dos benefícios de adotar essa perspectiva: aumento do altruísmo, diminuição […]

Cada vez melhor

Marketing Artigo revista
HBR
Profissionais de marketing consistentemente apresentam produtos “novos e melhorados” que fazem com que consumidores se sintam tentados a fazer upgrade. Estudo recente investiga como o senso de identidade das pessoas — especificamente se elas se veem melhorando — pode ampliar percepções de que o produto […]

Como os estoques podem incentivar (e muito) as vendas

Operações Artigo revista
HBR
Gerenciamento de estoque é uma parte crucial de qualquer negócio que envolva produtos físicos. Junto com preocupações sobre custos para manter um estoque excedente ou, de maneira alternativa, perder vendas porque não há mais produtos no estoque, as empresas devem levar em conta a psicologia […]