Dicas

Para conduzir uma boa reunião, faça o básico corretamente

HBR
20 de janeiro de 2019

Muitas reuniões são perda de tempo. Elas não têm foco, são mal conduzidas e muito longas. No entanto, melhorar a qualidade de suas reuniões não é tão difícil assim – trabalhe para alinhar o básico. Ao planejar uma reunião, em primeiro lugar, saiba por que você a está marcando. Ter uma meta específica em mente ajudará a elaborar uma pauta útil. Em seguida, decida quem realmente precisa estar presente, levando em conta os tomadores de decisões mais importantes, os influenciadores e os stakeholders. Se algumas dessas pessoas devem ser avisadas, mas não precisam estar presentes na reunião, você pode solicitar suas contribuições de antemão e atualizá-las posteriormente. Comece a reunião explicando nitidamente o propósito e faça com que as pessoas se concentrem na tarefa exposta. Como facilitador, sua função é fazer com que os presentes sintam ter um compromisso com o resultado. Ao término da reunião, tire um tempo para refletir. Todos participaram? Havia pessoas distraídas? O que deu certo, e o que não deu certo? Use suas reflexões (e pergunte aos demais o que acharam, também) para continuar se aprimorando para a próxima vez.

Adaptado de “Why Your Meetings Stink—and What to Do About It,” por Steven G. Rogelberg

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