Dicas

3 maneiras de se conectar com seu chefe desajustado

Gestão pessoal
Adaptado do artigo “What to Do When Your Boss is Socially Awkward”
Todos querem manter um relacionamento saudável com seus chefes, mas isso pode ser complicado se seu líder não sabe como bater papo, manter contato visual e ocasionalmente faz comentários inapropriados. Existem algumas estratégias que podem ser usadas para superar o estranhamento social e construir uma […]

Não deixe as críticas ofuscarem os elogios

Gestão pessoal
Adaptado do artigo “Silence the Critical Voices in Your Head”, de Sabina Nawaz
Quando seu chefe ou um colega de trabalho te dão um feedback, é tentador focar apenas nas críticas. Afinal, é ali que você precisa se concentrar para melhorar seu desempenho. Mas se prender aos aspectos negativos pode ser debilitante. Você precisa garantir que escutará os […]

Antes de confrontar um colega de trabalho, faça estas perguntas

Gestão pessoal
Adaptado da série “Difficult Conversations”
Pode ser extremamente difícil saber como agir quando se tem problemas de relacionamento com um colega de trabalho. Você deve enfrentar o problema com ímpeto ou é melhor permanecer calado? Faça a si mesmo as seguintes perguntas para decidir a melhor maneira de prosseguir: Seu […]

Adapte seu estilo de liderança às diferentes situações

Gestão de pessoas
Adaptado do artigo “Good Bosses Switch Between Two Leadership Styles,” de Jon Maner
Diferentes situações no ambiente de trabalho demandam diferentes estilos de liderança. A maioria dos gestores utiliza uma destas abordagens: dominação ou prestígio. Quando lidera através da dominação, você influencia outros por ser assertivo e alavanca seu poder e autoridade formal. Esta abordagem funciona melhor quando […]

Estabeleça objetivos claros para suas reuniões semanais

Gestão de pessoas
Adaptado do “HBR Guide to Make Every Meeting Matter”
O fato de você ter agendado reuniões periódicas não significa que precisa mantê-las. Só convoque sua equipe se todos — principalmente você, como o líder — estiverem cientes dos objetivos da reunião. Metas consensuadas garantem que todos permanecerão focados no que é importante e o […]

Se seu chefe é imprevisível, descubra o porquê

Carreira
Adaptado do artigo “How to Deal with a Boss Who Behaves Umpredictably”
Pode ser muito difícil lidar com um chefe imprevisível. Talvez o seu seja simpático e agradável num momento e, depois, condescendente e seco. Se for, tente não interpretar as variações de humor como uma afronta pessoal — o comportamento errático nada tem a ver com […]

Reserve todos os dias um momento para pensar estrategicamente

Estratégia
Adaptado do livro “4 Ways to Improve Your Strategic Thinking Skills”
Se você acredita que somente os executivos experientes precisam pensar estrategicamente, pense novamente. Não importa o nível em que você está, pensamento estratégico é uma habilidade determinante — e que pode sempre ser aprimorada. Para aperfeiçoar sua capacidade de enxergar as conjunturas, comece garantindo que […]

Construa seu próprio Conselho de Diretores

Carreira
HBR Staff
Se você quer subir nos rankings da sua empresa, mas não sabe ao certo como, considere criar o seu próprio Conselho de Diretores. Este grupo informal pode conter de seis a oito pessoas que podem te ajudar em seu desenvolvimento profissional. Existem três tipos de […]

Como lidar com um colega duas caras

Dicas
HBR Staff
Você conhece essa pessoa: aquele colega que é cooperativo e simpático na presença do chefe, mas que muda seu comportamento por completo assim que vocês ficam a sós. É tentador denunciá-lo a seu supervisor, ou chamar a atenção dele para esse comportamento inconsistente. Mas pelo […]