Gestão de pessoas

Mude o tom de uma conversa difícil

HBR Staff
15 de março de 2016

Se você trabalha com alguém por muito tempo, é normal que vocês esbarrem em alguma diferença de opinião. Mas, quando uma conversa difícil começa a ficar fora de controle, como fazer para apaziguá-la? Primeiro, entenda que quando as pessoas discordam, na maioria das vezes é porque elas interpretam mal um feedback, encarando-o como uma ofensa, como por exemplo: “Se você gosta da minha ideia, você gosta de mim” ou “Se você não gosta da minha ideia, você não gosta de mim.” Para diminuir a tensão, é importante reafirmar o valor que você dá à relação já na hora – dessa forma, não existem dúvidas sobre do que você estava realmente falando. Suavize a situação focando momentaneamente no relacionamento entre vocês dois dizendo coisas como “Eu realmente quero trabalhar nisso com você” ou “Eu aposto que podemos resolver isso juntos”. Reafirmar seu compromisso com a outra pessoa pode alterar significativamente o tom da conversa.

Adaptado de “Defusing an Emotional Charged Conversation with a Colleague”, por Ron Friedman

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