Dicas

Gestores, saibam quando parar de falar e começar a ouvir

HBR
11 de agosto de 2019

Como gestor, é provável que você tenha de falar muito. É certo que você deseja que as pessoas sejam orientadas e obtenham o norte de que precisam, e há muitas situações em que você precisa expor suas ideias. Porém, em dado momento, falar muito pode se transformar em comunicação excessiva. Você acaba por dominar as conversas, o que significa que as perspectivas dos funcionários não estão sendo levadas em conta. Para ter a certeza de que você não está falando muito, ouça na mesma proporção em que você fala. Quando alguém fizer uma pergunta numa reunião, convide os demais a contribuir antes de você. Na verdade, não exponha suas ideias até que várias pessoas tenham feito suas contribuições. Dessa maneira, todos estarão incluídos e sentirão que suas ideias são valorizadas. Você também pode marcar reuniões individuais com os membros da sua equipe para incentivar uma comunicação aberta. Pergunte aos funcionários sobre seus desejos, necessidades e interesses – e, então, fique em silêncio. Você pode se surpreender com o quanto aprende ao não dizer nada.

Adaptado de “Don’t Be the Boss Who Talks Too Much,” por Hjalmar Gislason

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