Gestão de pessoas

Faça um plano de transição para quando um funcionário valioso for embora

HBR Staff
29 de março de 2016

Quando um empregado muito importante te fala que está saindo do emprego, se preocupar em perder a experiência e o entendimento institucional que ele tinha é normal. Como não perder esse conhecimento? O primeiro passo é definir como você irá transferir esse know-how, para quem você irá transferir e quanto tempo precisa para isso. Resista à tendência de pedir a quem está indo embora para construir um manual passo-a-passo de como fazer o trabalho dele. Geralmente, a pessoa nem se importa de escrever e mesmo se escrever, ninguém o lerá. Em vez disso, coloque alguém para passar uns dias aprendendo diretamente com ele. Se você está com o tempo curto e não tem ninguém em mente para o substituir, marque uma reunião para que quem está saindo divida histórias de como superou dificuldades e crises durante seu tempo na empresa. O objetivo disso é revelar descobertas e novos jeitos de fazer as coisas que essa pessoa possa ter tido ou pensado.

Adaptado de “The Right Way to Off-Board a Departing Employee”

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