Equipes

Faça as mensagens instantâneas funcionarem para sua equipe

HBR
27 de março de 2020

Esteja você em um escritório ou trabalhando remotamente, as ferramentas de mensagens instantâneas como Slack, Microsoft Teams e Zoom podem ser inestimáveis. Há apenas um problema: ainda estamos tentando descobrir como se comunicar de maneira adequada e profissional via mensagens instantâneas. Essas plataformas podem causar distração e, inadvertidamente, podem reforçar os silos de comunicação quando as equipes acostumadas a uma plataforma não se conectam com outras que usam outra. Portanto, escolha uma plataforma, defina claramente as expectativas e reitere-as com o tempo. Respeite o equilíbrio entre vida profissional e profissional, criando normas em torno de tempos de resposta adequados. Incentive as pessoas a assinar as ferramentas de mensagens instantâneas e a respeitar as mensagens de status de ausência temporária de outras pessoas. Explique que as solicitações devem vir com informações sobre quando as respostas são necessárias e que a maioria das conversas deve ocorrer durante o dia de trabalho e ser curta e objetiva. E não permita que o texto substitua completamente outras formas de interação. Mesmo que vocês não possam estar no escritório juntos, incentive as pessoas a atender o telefone ou ligar a videoconferência para se conectarem.

Esta dica foi adaptada de “Best Practices for Instant Messaging at Work”, de Dustin York

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