Gestão pessoal

Escreva de maneira simples

HBR
27 de fevereiro de 2020

Quando você está escrevendo para o trabalho, pode ser tentador confiar no jargão da indústria ou em grandes palavras para exalar suas idéias. Mas a linguagem exagerada não faz você parecer inteligente e pode ser desanimador para os leitores. A maioria das pessoas é atraída para um tom mais “conversador”. Portanto, escolha palavras mais curtas e familiares e explique as coisas de uma maneira que qualquer pessoa possa entender. Por exemplo, escreva “coisas que podem afetar a fusão” em vez de “problemas que possam impactar a conclusão bem-sucedida da fusão”. Além disso, esteja você escrevendo um email ou uma proposta formal, verifique se o seu conteúdo é visualizável, pois provavelmente ele será lido na tela – e, em muitos casos, em um telefone. Suponha que seus leitores estejam distraídos, ocupados e em movimento. A formatação pode ajudar: Tente usar legendas, marcadores, diagramas e tabelas para destacar seus principais argumentos. Frases curtas e parágrafos curtos também ajudam. Uma boa regra geral é “um pensamento por frase”. Se houver muitas idéias vinculadas em uma frase, seus leitores poderão se perder e desistir.

Essa dica é adaptada de “Writing About Business (Without Being a Bore),” por Mike Reed

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