Dicas

Como fazer uma apresentação persuasiva

HBR
28 de janeiro de 2020

Quando você precisa vender uma ideia no trabalho ou através de uma apresentação, como você o faz? Cinco instrumentos de retórica podem ajudar – Aristóteles os identificou há 2 mil anos, e os gênios da persuasão ainda os utilizam.

  • Ethos: Comece a sua fala mostrando sua credibilidade e seu caráter. Mostre para a plateia que você tem compromisso com o bem-estar dos outros, e você conquistará a sua confiança.
  • Logos: Faça uso de dados, evidências e fatos para embasarem seu discurso.
  • Pathos. As pessoas são induzidas a agir pela maneira como o palestrante as faz sentir. Finalize sua grande ideia com uma história que cause uma reação emocional.
  • Metáfora. Compare a sua ideia a algo que seja conhecido por sua plateia. Isso ajudará a esclarecer seu argumento ao tornar o abstrato concreto.
  • Brevidade. Explique suas ideias com o menor número de palavras possível. As pessoas têm um tempo de concentração limitado, então fale sobre os seus pontos fortes primeiro.

Adaptado de “The Art of Persuasion Hasn’t Changed in 2,000 Years,” por Carmine Gallo

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