Dicas

Antes de uma conversa difícil, prepare-se, prepare-se, prepare-se

HBR
25 de setembro de 2019

Conversas difíceis nunca são divertidas, mas preparar-se para elas pode ajudar a garantir que sejam produtivas. Comece por identificar suas razões. O que você quer extrair da conversa – para você, para a outra pessoa, ou qualquer stakeholder envolvido? Saber o seu objetivo é uma boa maneira de ter a reunião sob controle caso as emoções aflorem. Em seguida, colete fatos que apoiarão sua posição. Se você está pedindo um aumento, por exemplo, faça algumas anotações sobre como você evoluiu na sua função. Se for o caso de dar algum feedback difícil a alguém, traga exemplos do trabalho e das atitudes dessa pessoa. Esteja pronto para defender seu ponto de vista e explique como chegou a ele. Analise as histórias que você está absorvendo sobre a outra pessoa. Você vê seu chefe como “o inimigo” porque ele pode acatar ou recusar seu pedido de aumento? Pense no que seu gestor levará em consideração durante a conversa, e use isso para planejar como lidar com os interesses dele.

Adaptado de “4 Things to Do Before a Tough Conversation,” por Joseph Grenny

 

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