Assumir a gestão de uma equipe é assustador. Os colaboradores estão acostumados à maneira que o gestor anterior costumava levar as coisas, portanto modificar hábitos pode ser desafiador. Mas é importante evitar três erros comuns que novos líderes cometem ao tentar tornar o processo de transição menos atribulado:

– Ser um amigo ao invés de um gestor. Investir muita energia em tentar se tornar amigo da equipe pode atrapalhar as relações de hierarquia. A maioria das empresas precisam de uma liderança clara e confiante.

– Expressar sua frustração com a qualidade da equipe. O desempenho dos funcionários é reflexo do que o gestor anterior esperava deles. Se possui expectativas diferentes, você precisa ajudar o time a fazer essas mudanças.

– Tentar forçar confiança rápido demais. Até que os membros da equipe não tenham tido oportunidades de presenciar a forma como você lida com questões complicadas, um trato muito próximo pode trazer mais prejuízos que benefícios. Deixe a confiança ser construída com o tempo.

Adaptado de “Pitfalls to Avoid When You Inherit a Team”, por Liane Davey

Share with your friends









Submit