Gestão geral

Dica – Saiba quando é hora de interromper um projeto

Gestão geral

“Projetos zumbis” são aqueles que falham em cumprir sua proposta inicial e mesmo assim continuam a se arrastar e a sugar recursos. Eles existem porque  dispensar um projeto pode ser muito emocional, e as pessoas eventualmente demoram a acreditar que alguma coisa simplesmente não funciona.

Gerenciando os “Invisíveis”

Gestão geral
David Zweig

Em outubro de 2004, um projeto chamado Lab 126, integrado por engenheiros brilhantes e bem-sucedidos, iniciou um empreendimento de três anos para desenvolver um dispositivo que iria revolucionar uma indústria. Apenas um ano depois do início do trabalho, a gigantesca companhia de tecnologia por trás do projeto chamou outra empresa para criar um componente-chave do produto: seu nome.

Sua empresa sabe contratar bem?

Gestão geral

A experiência de Claudio Fernández-Aráoz diz que muitas empresas têm programas bem estabelecidos para funcionários de “alto potencial”, com os quais aceleram o desenvolvimento e as promoções de gestores promissores. Mas a verdade é que se trata, na maioria, de programas para funcionários de “alto desempenho”, repletos de pessoas que trabalharam bem no passado e, portanto, presume-se que tenham as melhores chances de fazer um bom trabalho no futuro.  A Egon Zehnder, onde Claudio é consultor sênior, usa um método mais eficiente.

Os limites da escala

Gestão geral
Hanna Halaburda, Felix Oberholzer-Gee

O valor de muitos produtos e serviços sobe ou cai com o número de clientes que os usam. Quanto menos aparelhos de fax em uso, por exemplo, menos importante é ter um. Em setores tão variados como cartões de crédito, moda e jogos online, esses “efeitos de rede” influenciam decisões do consumidor e limitam o número de empresas capazes de competir. Estrategistas desenvolveram algumas regras conhecidas para navegar em ambientes de negócios com efeitos de rede. “Mova-se primeiro” é uma delas.