Comunicação

Não tenha medo de enviar e-mails formais para pessoas poderosas

Comunicação

Nós muitas vezes somos hesitantes para chegar aos líderes que estão a apenas um e-mail de distância. Mas um e-mail conciso para a pessoa certa pode abrir novas possibilidades de aprendizado e crescimento – que já aconteceu para muitas pessoas. E, além disso, o que de pior poderia acontecer? Então, da próxima vez que você quiser enviar um e-mail para alguém poderoso, considere estas dicas:

– Espere uma taxa de falha de 50-90% (ou seja, sem resposta) na primeira vez que contactar alguém.

Escreva um discurso, não um ensaio

Comunicação

Há uma enorme diferença entre a elaboração de um discurso e escrever um ensaio, mas muitas pessoas o fazem da mesma forma. O adulto médio pode ler 300 palavras por minuto, mas só pode seguir um discurso na metade dessa taxa. Então discursos exigem que você simplifique. Para garantir que o público fique com você, afirme sua tese e coloque para fora a estrutura do seu discurso em primeiro lugar. Então, deixe os ouvintes saberem onde você está, com palavras que chamem a atenção (“segunda”, “finalmente”, etc.).

Faça Networking de uma forma menos estressante

Comunicação

O networking nem sempre vem naturalmente. Mas encontrar o tipo certo de encontro que se adapte às suas forças e interesses irá fazer o networking ter muito mais sucesso – e agradável. Não se force a assistir todos os eventos em prol da “rede”. Certifique-se que o ambiente funciona para você. Se você não consegue encontrar um evento adequado, criar o seu próprio. Reuna diferentes “grupos de interesse” de colegas que trabalham em seu campo ou que você se encontra em conferências. E certifique-se de que você esteja em seu melhor momento do dia.

Nos palcos da gestão: o maestro como líder comunicador

Comunicação

A visão do maestro no pódio inspirou muitos pensadores da administração e vive no imaginário de muitos líderes. “Gestão captada perfeitamente em caricatura”, definiu Henry Mintzberg, professor da Universidade de McGill, Canadá. Quando conhecemos o dia a dia do trabalho de um maestro, vamos desvelando suas diversas facetas, que muitas vezes ficam à sombra da imponente figura que empunha sua batuta diante de dezenas de músicos e os comanda com autoridade e precisão.

Uma nova voz

Comunicação

Talvez estejamos passando, com o surgimento das mídias sociais, por uma das mais profundas transformações na comunicação humana e, assim, na sociedade. Se analisarmos com mais profundidade, chegaremos à conclusão de que as opiniões, das mais desvairadas às mais sensatas e construtivas, adquiriram hoje um alcance nunca antes experimentado, graças aos avanços da tecnologia ou, segundo o editor Tim O´Reilly, de uma “arquitetura de participação”. O americano Clay Shirky, em seu livro Here comes Everybody, The Power of Organizing Without Organizations, confirma:

Teste seu Business Case antes de apresentá-lo

Comunicação
Depois de trabalhar duro para desenvolver um plano de negócios para um novo produto ou iniciativa, não cometa o erro de apresentá-lo frio. É melhor compartilhá-lo com antecedência com algumas pessoas que estarão avaliando isso. Você vai querer aliados na sala de reuniões quando perguntas difíceis surgem.

SE LIGA!

Comunicação

KOTLER (2000) diria que se trata do Ninho Cheio I; WILSON E BADER (1996) chamariam de “Famílias com filhos pequenos”. Se você não vive ou viveu esta situação, decerto conhece alguém que a vive. Pai e mãe trabalham. A criança acaba sendo “educada” pelos programas da TV. Claro, sempre coisas educativas….

MANDE UM SMS

Comunicação

Neste final de semana fiz uma rápida varredura na programação dos canais de TV. Eram 16h de sábado. Fiquei impressionado com algumas coisas e quero compartilhar minha indignação com você.