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Estimule mais debates no trabalho

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Um dos mitos acerca dos “empregos dos sonhos” é que os conflitos são raridade. Acreditamos que os desentendimentos no local de trabalho são indesejáveis, por distraírem e afetarem a produtividade. Mas pesquisas revelam que, em muitos casos, discussões colaboram para um melhor desempenho.

Use o poder da pausa ao falar

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Sempre que oradores eficazes terminam uma frase, eles geralmente fazem uma pausa. Isto dá aos ouvintes tempo para absorver suas palavras. Apresentadores nervosos muitas vezes fazem o contrário: o stress de estar em frente a uma audiência faz com que eles falem mais e mais rápido. Seja falando a um grande grupo de estranhos ou em uma pequena sala cheia de colegas, dê ao seu público um momento para absorver suas informações.

Mostre aos colaboradores que você está disposto a ouvi-los

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Administradores geralmente estão mais acostumados a falar que ouvir, mas há momentos em que você realmente precisa ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Ao ter uma conversa, para mostrar que está prestando atenção, desligue seu telefone, a tela de seu computador e afaste-se de potenciais distrações.

Desenvolva uma estratégia para atrair a audiência em uma apresentação

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Perguntar a opinião das pessoas sobre sua apresentação é uma boa maneira de deixá-las satisfeitas. Quando quem assiste sente que suas ideias estão sendo ouvidas, este tende a concordar mais com o que está sendo proposto. Mas você precisa decidir de antemão quando irá pedir feedback das pessoas. Talvez seja interessante confirmar se elas estão acompanhando seus argumentos.

Escolha metáforas melhores para conquistar a audiência

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Se você está tentando conquistar a audiência de um público, usar as palavras certas pode ser um atalho para ser bem interpretado. Procure por conexões que façam as ideias que você teve mais claras. Quanto mais brilhante a ideia parece ser para você, mais ela tende a mexer com quem ouve. Pouquíssimas pessoas, ou até nenhuma, podem usar metáforas brilhantes na primeira tentativa. Pense em algumas ideias.

Priorize uma boa comunicação em sua equipe global

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Equipes virtuais compostas por pessoas do mundo todo estão se tornando cada vez mais comuns. E pelo fato de ser cada vez mais difícil manter pessoas de diferentes regiões do planeta alinhadas, você deve ter certeza de que elas estão se comunicando da forma mais eficaz possível.

Saiba como convencer o chefe

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Susan J. Ashford, James Detert

Um gerente do setor de engenharia de uma empresa de energia — vamos chamá-lo de John Healy — queria convencer seu chefe a adotar uma tecnologia de purificação de gás mais segura e mais barata. Poderia ter sido uma tarefa fácil se o chefe, o diretor-geral, não tivesse escolhido apenas um ano antes o sistema em uso. Em vez disso, foi “um processo delicado”, nas palavras de Healy. Felizmente, avaliações feitas por usuários da nova tecnologia estavam disponíveis há apenas poucos meses, algo que Healy habilmente mencionou em sua apresentação para o diretor-geral e outros altos executivos.

Como mentir com gráficos

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HBR

1 O MAPA CODIFICADO POR CORES 

Como fazer

Use mapas para representar dados que não estão relacionados à geografia. 

Por que está errado? 

O tamanho de uma região pode criar um volume de cor que deturpa os resultados dessa região.