Painel

Atalho

Painel Artigo revista
Don Moyer
O modo como enxergamos um problema tem impacto profundo sobre o modo como chegamos a uma solução — e, em última instância, sobre a solução em si. Quem soluciona problemas está condicionado a optar por uma de duas táticas: pensar e pensar para achar a melhor solução […]

O toque certo

Painel Artigo revista
Don Moyer
A resposta à pergunta “O que você deseja?” vai depender de quem é alvo dela. No caso do paciente no divã, talvez seja a aprovação paterna. No do ator, maquiagem pesada e a ovação da platéia. E no da modelo do calendário, uma caminhada pela praia no […]

Homo inoeconomicus

Painel Artigo revista
Don Moyer
A economia clássica é fundada no conceito do Homo oeconomicus, ou homem econômico — o sujeito racional e bem informado, frio defensor dos próprios interesses. Mas ninguém, na vida real, toma decisões dessa maneira. No campo da economia comportamental, Daniel Kahneman e o já falecido […]

Nasce uma disciplina

Painel Artigo revista
HBR
NA DÉCADA DE 1920, para poder entender a relação entre produtividade e satisfação no trabalho, o professor da Harvard Business School Elton Mayo e o assistente de pesquisa (e, mais tarde, também professor da HBS) Fritz J. Roethlisberger foram estudar o comportamento de trabalhadores numa […]

Paradoxo da estratégia

Painel Artigo revista
Don Moyer
ESTRATEGISTAS COSTUMAM dizer que a empresa obtém os maiores retornos quando se concentra numa única estratégia, se compromete totalmente com ela e alinha todos os recursos nesse sentido. Se formos examinar empresas de sucesso, a impressão, em geral, é que adotaram essa estratégia. Só que […]

Solução mágica

Painel Artigo revista
Don Moyer
A TECNOLOGIA JÁ AJUDOU a resolver incontáveis problemas em empresas. É tentador, portanto, encará-la como panacéia. Só que um raciocínio desses pode trazer problemas. Como escreveu H.L. Mencken: “Para todo problema humano sempre há uma solução fácil — boa, plausível e errada”. É comum a […]

Ciranda

Painel Artigo revista
Don Moyer
Toda empresa perde clientes. Para evitar a deserção, é preciso manter a clientela satisfeita — o que talvez exija padrões bastante elevados. Como observam B. Joseph Pine II, Don Peppers e Martha Rogers em “Do You Want to Keep Your Customers Forever?” (HBR March–April 1995), “O cliente quer […]

Risco zero

Painel Artigo revista
Don Moyer
Ninguém gosta de contemplar o fracasso — o que é uma pena, pelo menos do ponto de vista de uma organização. Como observaram Richard Farson e Ralph Keyes no artigo “The Failure-Tolerant Leader” (HBR ugust 2002), não é de hoje que certos executivos (Thomas Watson […]

Ciranda das idéias

Painel Artigo revista
Don Moyer
Teorias administrativas vêm e vão — o que não significa que o destino das mais velhas seja a lata do lixo. Não. Essas teorias ficam aí, à espera de que alguém venha, tire a poeira e volte a usá-las. Como escreveu David K. Hurst em […]

Pandemônio S.A.

Painel Artigo revista
Don Moyer
UM LÍDER que não revela aquilo que vai por sua cabeça pode gerar confusão entre as tropas. No artigo “Cinco mensagens que o líder deve controlar” (HBR Maio 2006), John Hamm explica por quê: “Na falta de uma comunicação clara, que aplaque o anseio de […]