Gestores desejam estimular a criatividade. Por isso o desenvolvimento de pessoal costuma ser uma grande prioridade, uma vez que o sentimento de coesão supostamente ajuda os membros de uma equipe a trabalhar juntos e alcançar suas metas. Mas você deve evitar a busca tão grande por unidade. No que se refere à criatividade, os melhores times voam quase livres (quando não, totalmente). Se controlados, conflitos significam que as novas ideias estão sendo discutidas e testadas pelo grupo. Se sua equipe sempre concorda, isso demonstra que as pessoas têm autocensurado suas ideias ou não têm gerado novas ideias. Pesquisas sugerem que quando os times deixam de lado o brainstorming tradicional e estimulam o debate, acaba-se por obter mais e melhores ideias. Como um gestor de RH, pode parecer que seu trabalho é evitar conflitos, mas não tenha receio em assumir uma postura de juiz. Permita discordâncias e, ao mesmo tempo, assegure que a discussão permaneça justa e não vá para o campo pessoal.

Adaptado de “3 Ways Leaders Accidentally Undermine Their Teams’ Creativity”, por David Burkus

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