Patrocinado

Organizações líderes optam pela solução de nuvem híbrida

IBM apresenta
14 de outubro de 2016

Abordagem híbrida simplifica o fornecimento de aplicações, gera inovação dos serviços e aprimora a experiência do cliente.

Vamos supor que uma empresa fornecedora de soluções de publicidade online enfrente o seguinte dilema: em menos de um mês, ela precisará decidir qual é a plataforma mais adequada para compartilhar toda sua produção intelectual. Lembrando que, atualmente, seus dados estão armazenados numa empresa de hospedagem que já não suporta mais os desafios do crescimento acelerado dos negócios ao redor do mundo desta companhia de publicidade.

A área de TI desta empresa tem, então, três caminhos a seguir para mudar esse cenário: optar por uma infraestrutura de nuvem pública, de nuvem privada e de nuvem híbrida. Mas, antes de eleger a melhor solução, a equipe de Tecnologia da Informação deve considerar alguns indicadores:

1.   Inovação

2.   Simplicidade do processo

3.   Custos

De acordo com especialistas, todas as abordagens para nuvem têm lá suas vantagens. A nuvem pública, por exemplo, concede simplicidade e celeridade aos serviços armazenados em sua rede, mas peca no quesito segurança. Por sua vez, a nuvem privada tem como principal premissa salvaguardar os dados nela armazenados, mas não permite rapidez ao processo, ou interações externas.

Entre a simplicidade direta dos serviços de nuvem pública e o controle e segurança de uma nuvem privada está a nuvem híbrida, reunindo o melhor dos dois mundos.

Solução híbrida na vanguarda das organizações
De acordo com levantamento da consultoria IDC, para 85% das organizações líderes, a nuvem híbrida está acelerando a transformação digital; sete entre 10 tomadores de decisão alegam que sempre terão uma mistura de TI tradicional e nuvem, e nove entre 10 organizações líderes afirmam que a nuvem híbrida tem um ROI superior aos ambientes tradicionais e as demais opções de nuvem.

E o que explicaria essa tendência ou predileção à nuvem híbrida? Muita coisa: em uma cloud híbrida, os profissionais de TI potencializam seus recursos de segurança empresarial, o que acelera e simplifica o fornecimento de aplicações, a inovação dos serviços e o tempo de resposta ao mercado.

E não apenas isso. Soluções de nuvem híbrida também permitem às empresas tirar proveito do poder transformador dos dados, proporcionando novas e assertivas experiências ao consumidor. A cloud híbrida ainda fomenta a inovação ao fornecer acesso a APIs abertos, que permitem a incorporação de inovações de terceiros e tecnologias disruptivas.

O valor da nuvem híbrida
Se antes a adoção da nuvem híbrida era uma medida que visava economia de custo, hoje essa visão evoluiu e a estratégia híbrida é vista como componente-chave para a inovação. Uma abordagem de TI híbrida permite o acesso a dados, aplicativos e serviços, independentemente, de onde eles estiverem posicionados – seja na nuvem pública, privada ou internamente, na infraestrutura já existente.

Resumidamente, a nuvem híbrida pode entregar valor em três áreas principais:

•   Integração de aplicativos, dados e serviços: uma nuvem híbrida cria a transparência necessária para ver e conectar dados e aplicativos entre infraestruturas.

•   Composição e gerenciamento de cargas de trabalho: uma empresa ágil, competitiva, é cada vez mais uma empresa passível de composição. A nuvem híbrida aprimora a produtividade do desenvolvedor para que os aplicativos possam ser integrados, compostos e entregues.

•   Portabilidade de dados e aplicativos: no ambiente híbrido, desenvolvedores podem conectar e compor dados e serviços rapidamente para aplicativos corporativos, da web e móveis, o que permite às organizações ações e respostas rápidas.

Voltando ao exemplo do início do texto. A empresa de publicidade optou pelo armazenamento de dados numa plataforma de nuvem híbrida. Essa infraestrutura híbrida acomodou a geração intensa de dados da empresa, oferecendo suporte a serviços de baixa latência para clientes em toda a América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia. A plataforma também ajudou a empresa a manter os custos baixos e ter um bom retorno de investimento.

IBM Cloud
Com o objetivo de atender às diversas necessidades das empresas que incorporam a nuvem híbrida em suas estratégias de TI, a IBM inovou o seu portfólio com o IBM Cloud, solução que fornece aos usuários um rico conjunto de serviços de infraestrutura e software para construir, executar e gerenciar aplicativos.

Veja o vídeo: https://youtu.be/b_4zHhXU-KI

Trata-se de uma plataforma em nuvem alimentada pelos projetos de código aberto mais populares do mundo, o que permite às organizações e aos desenvolvedores criarem, programarem e gerenciarem aplicações na nuvem de maneira muito mais fácil, rápida e segura.

Compartilhe nas redes sociais!