Organização e Cultura

A finalidade da empresa, valor e propósito

Organização e Cultura Artigo digital
Marcos Braga
Sua empresa tem propósito? Você, como profissional, tem propósito? Tem pensado nisso? Ultimamente essa expressão está cada vez mais difundida no ambiente empresarial, como uma nova onda a transformar os negócios, e a maneira como as relações entre executivos e empresas são estabelecidas. Mais ainda, […]

Como evitar danos à integridade

Organização e Cultura Artigo revista
Ben W. Heineman Jr.
Como garantir que os milhares de funcionários de uma multinacional em centenas de países sigam honestos em um ambiente de altíssima pressão? Diretor-jurídico da General Electric por quase 20 anos, Ben Heineman integrou a alta equipe que tinha essa missão – garantir que executivos e […]

Gestão baseada em promessas: a essência da execução

Organização e Cultura Artigo revista
Donald Sull
Iniciativas críticas empacam por uma série de motivos: funcionários desmotivados, falta de coordenação entre departamentos, estruturas organizacionais complexas que dificultam a cobrança de resultados, e por aí vai. Para superar esses obstáculos, o gestor precisa repensar radicalmente como é realizado o trabalho. A maioria dos […]

A decisão de confiar

Organização e Cultura Artigo revista
Robert F. Hurley
NA ÍNTEGRA   Um novo modelo explica o cálculo mental que fazemos antes de decidir se confiamos em alguém. Cerca de metade dos gestores não confia em seus dirigentes. Foi o que descobri em uma recente sondagem de 450 executivos de 30 empresas de todo […]

Transformando intangíveis em valor real aos clientes

Organização e Cultura Artigo revista
Rendrik F. Franco, Marcelo Caldeira Pedroso, José Cláudio Terra
Identificar, capturar, integrar e sistematizar o fluxo de criação e uso de conhecimento é cada dia mais fundamental para empresas empenhadas em entregar valor aos clientes e se diferenciar da concorrência. O conhecimento está nas pessoas, na informação disponível e na propriedade intelectual de patentes, marcas, métodos […]

O imperativo competitivo do aprendizado

Organização e Cultura Artigo revista
Amy C. Edmondson
A maioria dos executivos acha que a execução rigorosa — a produção e a oferta de bens ou serviços de modo eficiente, oportuno e uniforme — é o caminho certo para a satisfação do cliente e resultados financeiros positivos. Mas isso é um mito na […]

Contradições que movem o sucesso da Toyota

Organização e Cultura Artigo revista
Norihiko Shimizu, Hirotaka Takeuchi, Emi Osono
O que faz da Toyota uma das empresas mais espetaculares do mundo é o Sistema Toyota de Produção (STP), certo? Errado, dizem os autores, professores da Universidade Hitotsubashi, em Tóquio. Outro fator, até aqui menosprezado, é tão importante quanto o STP para o sucesso da […]

Quando vencer é tudo

Organização e Cultura Artigo revista
J. Keith Murnighan, Gillian Ku, Deepak Malhotra
No calor da disputa, um executivo é facilmente tomado pela obsessão de derrotar o rival. Esse estado emocional movido a adrenalina, que os autores chamam de excitação competitiva, não raro leva a decisões ruins. Para minimizar o potencial de excitação competitiva e os danos por […]