Liderança e inovação devem caminhar juntos

Por: Glaucy Bocci, Líder da Prática de Leadership & Talent Hay Group América Latina


Inovação é a chave para o sucesso nos dias de hoje e, cada vez mais, se tornou um importante diferencial.  Ter profissionais que levantam essa bandeira dentro do ambiente organizacional é essencial para que a empresa consiga implementar suas estratégias e alcançar os objetivos propostos.

Isso foi constatado na pesquisa Best Companies for Leadership, estudo realizado pela consultoria Hay Group há sete anos e que classifica as 20 melhores empresas para liderança ao redor do mundo. As empresas que compõem o ranking têm líderes que incentivam e consideram positiva a inovação em seu ambiente.  Das 30 brasileiras que responderam à pesquisa, 76% afirmam que inovação está no seu plano de investimentos para 2012. 

Inovação está na pauta dos líderes e é uma importante arma na competição corporativa, mas como fazer para que o tema circule entre todos dentro da empresa, sendo absorvido por todo o corpo de colaboradores? As melhores empresas para formação de líderes conseguem engajar os seus colaboradores por meio de clareza de estratégias e incentivos para que não só os líderes, mas todos os colaboradores invistam mais tempo na compreensão dos seus clientes e mercado que atuam.

Um ambiente inovador estimula que as decisões deixem de ser centralizadas, abrindo espaço para que soluções e ideias surjam não só nas matrizes, como também em suas subsidiárias. Nesses ambientes as ideias não precisam vir somente do alto comando da empresa: em um ambiente inovador, jovens funcionários contribuem e são estimulados a tal pelos seus líderes ou profissionais mais seniores.

Se a sua empresa não possui um ambiente propício ao desenvolvimento de líderes, dificilmente será possível apontar um horizonte de inovação e êxito no atual mundo de negócios.

Mais informações da pesquisa em:  http://bitly.com/Imm26t.

Share with your friends









Submit