Novos tempos estão chegando. O papel da área de TI esta mudando. Depois de um ciclo inicial onde TI era fortemente reconhecida nas empresas introduzindo as tecnologias que permitiram o desenvolvimento nos últimos 25 anos, o que chamamos de TI Tecnologia da Informação, está se transformando, deixando de ter um papel meramente operacional – com o propósito de entregar resultados focados na disponibilização de serviços – para uma nova função, vinculada a inovação e a evolução dos negócios das empresas.

Este modelo meramente operacional será progressivamente terceirizado, ou levado para a nuvem, com melhor qualidade e disponibilidade do que é encontrado nas empresas atualmente. Pouquíssimas ainda preservarão os conceitos anteriores em função de suas origens e de seu passado, mas a grande maioria vivenciará este novo cenário mercadológico.

Dentre este novo cenário, a inovação como um diferencial competitivo ganhará espaço. Das antigas preocupações em avaliar os melhores equipamentos e softwares, dos sistemas de segurança a operação dos sistemas de gestão, passarão a valorizar as Informações que circulam na organização como um verdadeiro ativo, assim como recentemente começaram a se preocupar com os grandes volumes de dados externos, voltado para a gestão de clientes, o chamado big data.

A Informação como tecnologia, ao invés da tecnologia da informação, passará a ocupar a mente dos lideres das antigas áreas de TI e das novas áreas de negócios.

Devemos, contudo, lembrar que essa informação pode ser tratada como dados, através do uso de métricas, e ser analisada para os mais diversos propósitos. Nesse panorama, o Valor da Informação estará em alta nas organizações, onde Informação é tudo que circula e se armazena, ou se dispersa.

A melhor integração das pessoas, a identificação das lideranças internas, a organização das informações e a valorização relevante das mesmas, seriam melhor aproveitadas por todos.

 

Julio Augusto Vidotti 

CEO da NewAgent, empresa desenvolvedora de plataforma de Comunicação Empresarial, desenvolveu carreira na IBM, foi fundador da BPsolutions, é Alumni AMP da Harvard Business School, e membro do HBS Alumni Angels Club Brazil.

A NewAgent traz ao mercado uma nova proposta de Valorização das Informações Relevantes solucionando o problema de descontrole de uso de emails.

Share with your friends









Submit