* 74 % dos projetos falham.*Fonte:Project Management Institute Project Management Journal,Volume 36, Number 1

A maior parte dos projetos falham em algum parâmetro de escopo, prazo ou custo. Hoje em dia, para você implementar qualquer coisa existe uma infinidade de barreiras e dificuldades. Existe um integração tecnológica muito complexa, uma diversidade cultural muito grande entre as pessoas de um mesmo time , existe o conflito de gerações, as dificuldades de um bom planejamento financeiro, as burocracias  e assim todo mundo poderia listar uma série de razões pelas quais os projetos falham. Porém a maioria das empresas vai procurar resolver esses problemas instalando um software mais complexo, ou solicitando mais orçamento , ou renegociando datas com fornecedores, ou revendo o caminho crítico, todas práticas válidas e já consagradas, mas estão fazendo a mesma coisa que todos e por isso continuam a obter os mesmos resultados.

Na tentativa de inovar e testar algo diferente para ver se obtém um resultado diferente é importante focar nos “ Soft Skills” , ou seja , no ser humano e no seu “software”  de relacionamento e interação com as pessoas e com o projeto.  A neurociência tem avançado muito e demonstrado que o ser humano cria circuitos cerebrais no lado direito do cérebro ao longo da sua vida que são responsáveis pelas decisões. O lado direito do cérebro que controla as emoções e muitas das funções essenciais do corpo como bater o coração , liberar enzimas entre outras , tem uma velocidade maior do que o lado racional ( esquerdo ), portanto muitas vezes pensamos que estamos tomando uma decisão com o lado esquerdo , quando na verdade o lado direito já decidiu e você está só justificando com o lado esquerdo.

Portanto além de fazer o básico nos projetos, como planilhas e cronograma ( Hard Skills ) é tão importante quanto utilizar uma abordagem que atue nos elementos de relacionamento do ser humano com o meio. Afinal, a atividade de gerenciar projetos nada mais é do que a arte de materializar uma idéia, através do relacionamento entre as pessoas

 

Ricardo Portela

Sócio Diretor – Zexann Conhecimento Inovador (www.zexann.com.br)

Share with your friends









Submit