Muitos líderes não dão feedback efetivo por simplesmente estarem sempre correndo contra o tempo. Listamos três maneiras de tornar isso possível – para quem avalia e para quem é avaliado:

Crie um método padrão de feedback. Reduza o tempo que você está gastando com cada conversa ao estabelecer uma forma simples e rotineira de iniciar discussões de feedback. Frases como “Darei nesse momento um feedback de seu desempenho” ou “Você está aberto a ouvir o que tenho a lhe aconselhar sobre isso?” atraem a atenção imediatamente e estabelecem o tom da conversa.

Vá direto ao ponto. Se você disser “talvez você poderia…” ou solicitar que um colaborador “pense sobre” sua própria postura, você não estará sendo franco o suficiente. Seja honesto, sincero e a fim de se aproximar de quem ouve ao suas ideias.

Para evitar ter a mesma conversa por repetidas vezes, certifique-se de que o colaborador tenha consciência daquilo que precisa mudar ou sobre o próximo passo que precisa dar. 
 

Adaptado de “Giving Effective Feedback When You’re Short on Time”, por Daisy Wademan Dowling.

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