Estratégia

Antecipando o momento de se reinventar

Estratégia Artigo revista
Mark Bertolini, David Duncan e Andrew Waldeck
Detectar “linhas de falha” no mercado é fundamental para justificar mudanças preventivas Nenhum negócio sobrevive no longo prazo sem se reinventar. Porém saber quando dar início à transformação estratégica deliberada — quando mudar os produtos centrais ou o modelo de negócio de uma empresa — […]

A abordagem do Prius

Estratégia Artigo revista
Nathan Furr e Daniel Snow
Como tecnologias híbridas ajudam empresas a sobreviver à disrupção e moldar o futuro A lâmpada de filamento de Thomas Edison inaugurou tanto a era da iluminação a gás como a era da energia elétrica. Mas as companhias de gás não perceberam imediatamente a disrupção. Pode-se […]

Design em ação

Estratégia Artigo revista
Tim Brown e Roger Martin
Como usar o design thinking para fazer grandes coisas realmente acontecerem Ao longo da maior parte da história, o design foi um processo aplicado a objetos físicos. Raymond Loewy projetou trens; Frank Lloyd Wright, casas; Charles Eames, móveis; Coco Chanel, alta costura; Paul Rand, logotipos. […]

Como a Samsung se tornou uma potência do design

Estratégia Artigo revista
Youngjin Yoo e Kyungmook Kim
Há 20 anos, a Samsung Electronics, da Coreia do Sul, fabricava eletrônicos baratos e imitações para outras empresas. Seus líderes valorizavam velocidade, escala e confiabilidade acima de tudo. O pessoal de marketing definia preços e introduzia características de acordo com o que os fabricantes de […]

Design estratégico a partir do futuro

Estratégia Artigo revista
André Coutinho e Anderson Penha
Uns acreditam que as mudanças são motivadas por fatores externos. Para estas pessoas, o futuro é algo provável — É evidente que algo vai acontecer; ou possível — talvez aconteça e é marcado pela incerteza. Mas existe um terceiro futuro, o desejável, um espaço inexplorado, […]

Guia para ajudar estrategistas na hora de avaliar mercados emergentes

Estratégia Artigo digital
Tim Cooper Mark Purdy
Em busca de crescimento global, muitas empresas investem em agrupamentos de mercados emergentes, como BRIC, CIVETS, MINT, Next 11 e assim por diante. É uma boa estratégia? Não muito, sugere nossa análise. Aliás, tentar esse caminho para entrar no mercado estrangeiro pode ser perigoso. Grupos […]

Uma receita para garantir o sossego

Estratégia Artigo revista
HBR
Contratos futuros de derivativos ajudam as empresas a se protegerem das oscilações do mercado financeiro e das variações de preços das commodities. A crise financeira internacional, que começou em 2007 e ainda repercute na economia global, levou os reguladores a apertarem as regras para tentar […]

Administrando o conhecimento essencial

Estratégia Artigo revista
Martin Ihrig e Ian Macmillan
Como identificar, mapear e alavancar alguns ativos mais estratégicos de sua empresa. Atualmente, quando executivos se referem à “gestão do conhecimento”, a conversa invariavelmente se encaminha para o desafio de grandes dados e ferramentas de análise. Isso é muito surpreendente: quantidades incalculáveis de informações preciosas […]

Cultura é a chave do sucesso da Huawei

Estratégia Artigo revista
David De Cremer e Tian Tao
Atualmente, a Huawei é a única empresa chinesa — entre as 91 instaladas na China continental citadas na lista da Fortune Global 500 — que fatura mais no exterior que na própria China. O faturamento da Huawei em mercados estrangeiros ultrapassou o do mercado chinês […]

Como viver com o risco

Estratégia Artigo revista
HBR
Não dá para se livrar de todos Após uma crise, órgãos reguladores e gestores obviamente procuram evitar uma recorrência. Em 2002, depois que Enron e WorldCom não resistiram a uma fraude contábil massiva, deputados americanos aprovaram a Lei Sarbanes-Oxley, que atribui a diretores e gestores […]
1 3 4 5 6 7 9