Estratégia

Oportunismo planejado

Estratégia Artigo revista
Vijay Govindarajan
Use indícios de vulnerabilidade para estimular a inovação os primeiros anos do novo milênio, no auge do boom do negócio de callcenter offshore, a Tata Consultancy Services (TCS), gigante indiana de serviços de tecnologia, tomou a decisão contraintuitiva de abandonar as operações desse tipo de atendimento. […]

Pipelines, plataformas e novas regras de estratégia

Estratégia Artigo revista
Marshall W. Van Alstyne, Geoffrey G. Parker e Sangeet Paul Choudary
A escala está vencendo a diferenciação. Em 2007, as cinco maiores fabricantes de telefones celulares — Nokia, Samsung, Motorola, Sony Ericsson e LG —, juntas, controlavam 90% dos lucros globais do setor. Naquele ano, a Apple apresentou o iPhone e começou a devorar uma parte […]

Estrutura enxuta

Estratégia Artigo revista
David Collis
Combinando a disciplina da estratégia com a adaptabilidade de lean startups, empreendedores aproveitam ao máximo seus recursos escassos. Estratégia e empreendedorismo costumam ser vistos como polos opostos. Estratégia é considerada a busca por um caminho claramente definido — sistematicamente identificado previamente — por meio de […]

A biologia da sobrevivência corporativa

Estratégia Artigo revista
Martin Reeves, Simon Levin e Daichi Ueda
Ecossistemas naturais guardam surpreendentes lições para os negócios. As empresas operam em um mundo cada vez mais complexo: os ambientes de negócios estão mais diversificados, dinâmicos e interligados do que nunca –– e muito menos previsíveis. No entanto, muitas organizações ainda seguem abordagens clássicas e […]

Definindo estratégia, implementação e execução

Estratégia Artigo digital
Ken Favaro
É impressionante quanta confusão existe entre estratégia, implementação e execução. Seria “estratégia” uma questão de fazer escolhas sobre onde queremos ir, onde atuamos e como ganhamos, de estabelecer metas e ações, sobre como podemos criar e captar valor econômico ao longo do tempo? Será que […]

Antecipando o momento de se reinventar

Estratégia Artigo revista
Mark Bertolini, David Duncan e Andrew Waldeck
Detectar “linhas de falha” no mercado é fundamental para justificar mudanças preventivas Nenhum negócio sobrevive no longo prazo sem se reinventar. Porém saber quando dar início à transformação estratégica deliberada — quando mudar os produtos centrais ou o modelo de negócio de uma empresa — […]

A abordagem do Prius

Estratégia Artigo revista
Nathan Furr e Daniel Snow
Como tecnologias híbridas ajudam empresas a sobreviver à disrupção e moldar o futuro A lâmpada de filamento de Thomas Edison inaugurou tanto a era da iluminação a gás como a era da energia elétrica. Mas as companhias de gás não perceberam imediatamente a disrupção. Pode-se […]

Design em ação

Estratégia Artigo revista
Tim Brown e Roger Martin
Como usar o design thinking para fazer grandes coisas realmente acontecerem Ao longo da maior parte da história, o design foi um processo aplicado a objetos físicos. Raymond Loewy projetou trens; Frank Lloyd Wright, casas; Charles Eames, móveis; Coco Chanel, alta costura; Paul Rand, logotipos. […]

Como a Samsung se tornou uma potência do design

Estratégia Artigo revista
Youngjin Yoo e Kyungmook Kim
Há 20 anos, a Samsung Electronics, da Coreia do Sul, fabricava eletrônicos baratos e imitações para outras empresas. Seus líderes valorizavam velocidade, escala e confiabilidade acima de tudo. O pessoal de marketing definia preços e introduzia características de acordo com o que os fabricantes de […]

Design estratégico a partir do futuro

Estratégia Artigo revista
André Coutinho e Anderson Penha
Uns acreditam que as mudanças são motivadas por fatores externos. Para estas pessoas, o futuro é algo provável — É evidente que algo vai acontecer; ou possível — talvez aconteça e é marcado pela incerteza. Mas existe um terceiro futuro, o desejável, um espaço inexplorado, […]