Estratégia e Competição

Em busca do próximo core business

Estratégia e Competição Artigo revista
Chris Zook
Como saber quando é preciso mudar seu core? E como definir qual deve ser o novo core? Do estudo minucioso de 25 empresas, o autor – que é consultor em estratégia – descobriu que é possível medir a vitalidade da principal atividade da empresa. E […]

Estratégias para mercados de dois lados

Estratégia e Competição Artigo revista
Geoffrey Parker, Marshall W. Van Alstyne, Thomas Eisenmann
Se fizesse uma lista de grandes produtos e serviços que redefiniram o cenário mundial de negócios, o tor veria que muitos fizeram a ponte entre dois grupos de usuários em uma rede. Um exemplo? inovação mais importante em serviços financeiros desde a 2a Guerra Mundial é, […]

Curveball: Estratégias para driblar a concorrência

Estratégia e Competição Artigo revista
George Stalk Jr.
NA ÍNTEGRA Dois anos atrás, escrevi, em parceria com Rob Lachenauer, um artigo chamado “Jogo duro: cinco estratégias letais para trucidar a concorrência”. Muita gente não interpretou bem o texto e o livro, lançado posteriormente. Para os críticos, o jogo duro, ou hardball, significava jogar […]

Estratégias regionais para a liderança global

Estratégia e Competição Artigo revista
Pankaj Ghemawat
NA ÍNTEGRA Tentar criar uma estratégia mundial em geral não dá certo. Estratégias regionais sólidas, reunidas num todo global, costumam dar mais resultado. Digamos que sua empresa tenha uma presença internacional considerável. Nesse caso, é provável que conte com algo chamado “estratégia global” — algo […]

A vantagem do líder

Estratégia e Competição Artigo revista
Larry Selden, Ian C. MacMillan
RESUMO Se dirige uma grande empresa, o leitor talvez ache que é praticamente impossível fazer o lucro crescer organicamente. Será mesmo? Segundo os autores, os dados que a empresa possui ocultam uma riqueza de informações sobre aquilo que os clientes precisam e como tornar rentável […]

7 maneiras de errar feio

Estratégia e Competição Artigo revista
Paul B. Carroll, Chunka Mui
Qual a explicação para grandes fracassos empresariais? Um estudo recente dos 750 tombos mais espetaculares nos Estados Unidos nos últimos 25 anos revela que o fiasco foi fruto, em geral, de sete estratégias populares — mas arriscadas. Uma delas, segundo os autores, é a miragem […]

Como reformar a P&D na indústria farmacêutica

Estratégia e Competição Artigo revista
Jean-Pierre Garnier
De dezembro de 2000 a fevereiro de 2008 as 15 principais empresas do setor farmacêutico perderam cerca de US$ 850 bilhões em valor ao acionista. Embora uma série de fatores — incluindo avanço de genéricos, pressão sobre preços, exigências regulatórias e imbróglios jurídicos — esteja […]

Como vender serviços de um jeito mais rentável

Estratégia e Competição Artigo revista
Wolfgang Ulaga, Werner Reinartz
Quando seus produtos se comoditizam, a empresa pode tentar se diferenciar prestando serviços de valor agregado. Infelizmente, muitas tropeçam. Os autores fizeram um estudo em profundidade de 18 empresas de destaque na manufatura de produtos para saber o que distingue as que triunfaram das demais. […]

Administre o hipercrescimento

Estratégia e Competição Artigo revista
Alexander V. Izosimov
Quando um setor entra em hipercrescimento — a porção íngreme da curva S na qual a participação da empresa no mercado costuma ser definida —, empresas estabelecidas podem estar em desvantagem. É que, em geral, operam com um legado organizacional que impede que reajam com […]