Patrocinado

Empresas garantem economia com soluções focadas em resultados rápidos e de alta efetividade

SAS apresenta
12 de setembro de 2018
solução para empresas

O mundo está mudando. As empresas estão com menos recursos para fazer mais. O foco tem sido trabalhar no seu core business e delegar para empresas parceiras serviços para ajudá-las na tomada de decisões fundamentais para o seu negócio.

Raras são as empresas que têm um centro de tecnologia e de inteligência altamente capacitado para suportar seus desafios de negócios baseados em informações e dados. Certamente, posto às condições atuais, os investimentos acabam sendo mais voltados para contratar alguém especializado no negócio do que em pessoas e tecnologia de suporte. Os custos acabam sendo altíssimos para uma empresa que não possui isso no seu DNA.

Por esse motivo, o SAS vem focando ultimamente em soluções de negócios para resolver problemas específicos dos nossos clientes, onde eles não precisam se preocupar com hospedagem e gestão de dados, segurança, governança e também em desenvolver um expertise de inteligência analítica e machine learning atrelados ao conhecimento de negócio, que leva tanto tempo para ser desenvolvido e que já se faz presente há anos nas soluções desenvolvidas pelo SAS.

O SAS tem há muito tempo no seu portfólio soluções que atendem a diferentes necessidades de negócios, como desafios regulatórios (Stress Testing, IFRS 9, IFRS 17) e processos tradicionais como Compras e Pagamentos (Procurement Integrity) e Prevenção a Fraudes.

IFRS 9 e IFRS 17
Na agenda das instituições financeiras desde o ano passado, o IFRS 9 afeta o reconhecimento de uma das linhas de custo mais importante para as empresas, a perda de crédito.

A partir dessa nova perspectiva, os bancos passam a reconhecer e projetar esse custo como uma perda de crédito esperada. Desta forma, a gestão e monitoramento de crédito passa a depender de uma visão futura da situação econômica do mercado, baseado em modelos que capturem as expectativas futuras da economia em conjunto com a inadimplência.

Em linha com essa nova necessidade do mercado financeiro, a solução do SAS para atendimento do IFRS 9 visa a oferecer uma plataforma e um conteúdo para atendimento da norma que proporcione a redução do esforço operacional para a implementação dos modelos preditivos, a integração entre as áreas de riscos e finanças, rápida criação das regras de classificação dos ativos e um ambiente de simulação que permita às instituições entender as variáveis que afetam os valores calculados da perda esperada.

Além disso, a partir do Edital de Consulta Pública 60 do BACEN, como esse cálculo passa a ser exigido mensalmente, a solução do SAS também oferece todo o arcabouço necessário para garantir a governança e a redução do conflito de interesses que estão envolvidos com o processo de cálculo da perda esperada.

Atualmente temos mais de 300 bancos ao redor do mundo utilizando nossa solução para o cálculo da perda esperada, sendo que conseguimos reduzir em torno de 27% do custo de desenvolvimento e manutenção desse ambiente para a execução do IFRS 9, segundo o relatório do IDC de 2018.

E ainda pensando nas novas regulamentações para padronização contábil, a indústria de seguros também terá que se adaptar ao IFRS 17, que consiste em alterações das regras de contabilização e reconhecimento dos resultados provenientes dos contratos de seguro e resseguro mantidos pelas seguradoras.

O SAS também oferece uma solução end-to-end do motor para geração das projeções dos fluxos de caixa até o reconhecimento do CSM mensalmente, com toda a governança e rastreabilidade exigida pelos reguladores. Sendo uma plataforma multi-GAAP e 100% aderente ao IASB, o SAS proporciona segurança para uma rápida implementação de todos os requisitos exigidos pelo normativo.

Procurement Integrity & Prevenção à Fraude
As fraudes em processos de aquisição representam o segundo maior crime econômico do planeta. Compras e Pagamentos são extremamente suscetíveis a falhas que podem ser ocasionadas por questões técnicas, ou muitas vezes por influência humana. Mas as empresas não precisam aceitar essas perdas como parte do custo dos negócios. Nos últimos anos, o SAS tem obtido sucesso com implementações de projetos de Integridade de Compras por meio da solução SAS for Procurement Integrity.

Tudo é passível de ser analisado, desde notas fiscais duplicadas até redes de relacionamento que evidenciem conluio ou concorrência desleal entre empresas. Isso pode englobar também todo o fluxo da seleção e contratação de fornecedores, avaliação dos pagamentos, garantindo a integridade do processo de compras. A solução permite que as companhias tenham uma abordagem proativa para evitar esse problema a partir de uma plataforma única que utiliza técnicas analíticas modernas. A tecnologia permite reduzir os falsos positivos e ineficiências do processo, resultando em uma visão holística e acurada dos riscos.

Na mesma linha, o SAS atua fortemente no combate à fraude em empresas de seguros. As companhias estão investindo cada vez mais em tecnologias de prevenção, e um dos grandes desafios hoje é a adoção de medidas em tempo real para detecção de uma tentativa de fraude antes que ela ocorra e gere prejuízos. Essa é a estratégia da HDI Seguros S.A., que está inovando ao ser a primeira seguradora do país a identificar fraudes no sinistro em tempo real. Com isso, ela aumentou a eficiência operacional e a capacidade de detecção de irregularidades em mais de 30 mil sinistros avaliados mensalmente.

“As instituições precisam fazer investimentos que visam à identificação desse tipo de atividade. Atualmente, baseados fortemente na percepção dos analistas ou em regras de negócios, os alertas gerados acabam causando muita ineficiência nos processos de falsos positivos. Mas, com a utilização de tecnologias analíticas avançadas, é possível segmentar os casos de maior propensão à prevenção à fraude, otimizando a eficácia dos times de investigação e aumentando o retorno sob o investimento. A mesma quantidade de analistas consegue com um processo otimizado avaliar o dobro de alertas e duplicar a quantidade de suspeitas de fraude”, afirma Monica Tyszler, diretora de Soluções e Serviços do SAS América Latina.

Independentemente da solução, a proposta do SAS é gerar valor para seus clientes da forma mais ágil e eficaz possível, sem que eles tenham que desprender-se de tempo e dinheiro em questões que não sejam pertinentes ao seu negócio, além de terem um parceiro ao seu lado com expertise necessária para entregar o retorno financeiro desejado ao menor custo de investimento.

Compartilhe nas redes sociais!