Setembro 2012

Ouvir ou não o público?

Experiência Artigo revista
Vineeta Vijayaraghavan, Thomas J. DeLong
Natalia Georgio bateu à porta da sala da nova diretora de marketing, Elizabeth Gardos. O espaço ainda estava bem cru. Tirando duas cadeiras, uma mesa, um computador e uma foto das filhas da executiva, a sala estava vazia. — Você precisa de um toque de […]

Jogo limpo também dá lucro

Globo Artigo revista
Fabian J. Sting, Christoph H. Loch, Christiane Decker, Arnd Huchzermeier
O jogo limpo na indústria de serviços financeiros é um tema premente no mundo inteiro. Um número cada vez maior de cidadãos — e não só nos Estados Unidos — está convencido de que o sistema financeiro privilegia suas instituições em detrimento da população à […]

Quando o consumidor ganha, quem perde?

Cliente Artigo revista
Richard A. D’Aveni
Para a maioria das empresas, fazer o que é melhor para o consumidor faz sentido. Já para a economia, pode ser perigoso. Para entender por quê, comece por imaginar que a economia consista de apenas dois grupos: produtores e consumidores. O governo, com suas políticas, […]

Alison Beard entrevista Sally Ride

Experiência Artigo revista
Alison Beard
HBR: Já disseram que você resistia a ser vista como um exemplo. Hoje, porém, é o rosto público de sua empresa. Como foi a transição? Ride: Depois do meu primeiro voo, comecei a entender a importância de servir de exemplo. Meninas, em particular, precisam de […]

Você, em cifras

Experiência Artigo revista
H. James Wilson
Em março deste ano, o cientista e empreendedor britânico Stephen Wolfram colocou, em seu blog, um post intitulado “The Personal Analytics of My Life”. Ali, Wolfram dissecou dados da própria vida, como uso de e-mail, tempo passado em reuniões e até total de toques que […]

Entenda melhor o cliente – em tempo real

Cliente Artigo revista
Emma K. Macdonald, Hugh N. Wilson, Umut Konuş
No marketing, poucos desafios são maiores do que identificar e influenciar aquilo que dita atitudes e comportamentos do consumidor. Até aqui, executivos favoreceram uma combinação de dados quantitativos de pesquisas (como sondagens de satisfação do cliente e imagem da marca) e informações qualitativas obtidas em […]

Sua estratégia precisa de uma estratégia

Estratégia Artigo revista
Philipp Tillmanns, Martin Reeves, Claire Love
A indústria petrolífera guarda relativamente pouca surpresa para estrategistas. As coisas mudam, é claro (às vezes, radicalmente), mas de forma relativamente previsível. Todo planejador sabe, por exemplo, que a oferta global vai subir e descer ao sabor de forças geopolíticas e com a descoberta e […]

Você está resolvendo o problema certo?

Governança Artigo revista
Dwayne Spradlin
“Se tivesse uma hora para salvar o planeta, usaria 59 minutos para definir o problema e um para resolvê-lo”, disse Albert Einstein. As palavras acima foram sábias, mas o que tenho visto sugere que a maioria das organizações não faz o mesmo ao abordar projetos […]

Regras simples para um mundo complexo

Competição Artigo revista
Kathleen M. Eisenhardt, Donald Sull
Uma década atrás, no decorrer de um estudo sobre as razões do sucesso de certas empresas de alta tecnologia durante a explosão da internet, descobrimos algo que nos surpreendeu: para traçar suas estratégias de alto nível, empresas como Intel e Cisco não empregavam modelos complicados, […]

A nova “garagem” de empresas

Inovação Artigo revista
Scott D. Anthony
Jogo rápido: que empresas de grande porte lançaram inovações que mudaram paradigmas nas últimas décadas? A Apple e — bom, a Apple. A impressão geral é que a maioria das empresas dessa liga é grande e morosa demais para inventar coisas que mudem o jogo. […]

Leve ciência à arte da estratégia

Estratégia Artigo revista
Roger L. Martin, Nicolaj Siggelkow, Jan W. Rivkin, A. G. Lafley
Profissionais do planejamento estratégico se orgulham do próprio rigor. Em tese, uma estratégia deve ser pautada por números e extensa análise e não se deixar contaminar por vieses, juízos, opiniões. Quanto maior a planilha, mais confiante fica a organização no processo. Todos esses dados e […]