Setembro 2008

FERRAMENTAS – O novo arsenal da gestão de risco

Gestão de risco Artigo revista
Ron Hulme, Kevin Buehler, Andrew Freeman
O sistema bancário mundial enfrenta uma séria crise de liquidez: no primeiro semestre de 2008, baixas contábeis em grandes instituições financeiras somaram quase US$ 400 bilhões, levando bancos do mundo todo a adotar medidas de emergência. Crises similares seguem na memória: a segunda-feira negra, a […]

A escolha de estratégias de mudança

Estratégia Artigo revista
Leonard A. Schlesinger, John P. Kotter
O ritmo de mudança no mundo empresarial, já acelerado, continua a subir. Regulamentação nova, produtos novos, crescimento, crescente competição, avanços tecnológicos e uma força de trabalho em evolução exigem que organizações estejam sempre promovendo alguma espécie de mudança, mesmo que moderada. Já mudanças de envergadura […]

O novo destino dos petrodólares

Globalização Artigo revista
Rawi Abdelal, Ayesha Khan
A combinação do gigantesco déficit comercial dos Estados Unidos com o preço do barril de petróleo nos níveis atuais produziu um colchão de liquidez entre exportadores de petróleo nas nações do Golfo Pérsico. Mas a nova era de fartura de petrodólares é muito distinta da […]

ESTRATÉGIA – Assuma os riscos certos

Gestão de risco Artigo revista
Ron Hulme, Kevin Buehler, Andrew Freeman
Na década de 1970 houve uma revolução no campo da estratégia. Uma explosão em fusões e aquisições deu origem à atividade profissional especializada em F&A em bancos, escritórios de advocacia e consultoria estratégica. Empresas passaram a se concentrar em negócios nos quais tivessem vantagem competitiva. […]

Inteligência social e a biologia da liderança

Liderança Artigo revista
Richard Boyatzi, Daniel Goleman
Faz uma década que Goleman publicou, aqui na HBR, seu célebre artigo sobre inteligência emocional e liderança. Agora, Goleman e Boyatzis, professor de uma universidade americana, a Case Western, usam novas pesquisas sobre o que acontece no cérebro quando as pessoas interagem para ampliar o […]

Como a Pixar promove a criatividade coletiva

Inovação Artigo revista
Ed Catmull
Muita gente acha que uma boa idéia é algo mais raro e mais valioso do que um bom profissional. Ed Catmull, superintendente da Pixar e da Disney Animation Studios, não podia discordar mais. A seu ver, essa visão é fundada numa noção equivocada da criatividade […]

Como decifrar evidências ambíguas

Inovação Artigo revista
HBR
Pouquíssima informação chega sem filtros a um alto executivo. Opiniões impopulares são censuradas. Visões sectárias são travestidas de argumentos objetivos. Erros honestos são cometidos. Cabe ao gestor processar isso tudo e chegar a uma boa conclusão. Pouca gente sabe tomar o pulso de uma situação […]

7 maneiras de errar feio

Estratégia e Competição Artigo revista
Paul B. Carroll, Chunka Mui
Qual a explicação para grandes fracassos empresariais? Um estudo recente dos 750 tombos mais espetaculares nos Estados Unidos nos últimos 25 anos revela que o fiasco foi fruto, em geral, de sete estratégias populares — mas arriscadas. Uma delas, segundo os autores, é a miragem […]