Outubro 2017

Por que os CMOs não esquentam a cadeira

Gestão organizacional Artigo revista
Kimberly A. Whitler e Neil Morgan
Em 2012, um varejista líder do mercado começou a procurar um novo diretor executivo de marketing (CMO). Pela descrição, a vaga parecia atraente: o novo CMO deveria desempenhar uma função importante, liderando os esforços da empresa para impulsionar receitas e lucros. Parecia o tipo de […]

O problema da proliferação de produtos

Inovação Artigo revista
Martin Mocker e Jeanne W. Ross
Há muito tempo a Royal Philips, marca mais valiosa da Holanda, é líder em inovação de produtos. Mas, nos primeiros dez anos do novo milênio, a receita da empresa despencou 40%, os lucros de uma década desapareceram, e sua capitalização de mercado caiu significativamente. O […]

Gestão é bem mais que ciência

Gestão organizacional Artigo revista
Roger L. Martin e Tony Golsby-Smith
A crença de que a gestão é uma ciência e que as decisões de negócios devem ser orientadas por uma análise rigorosa dos dados é subjacente à prática e ao estudo de negócios — e a explosão do big data reforçou essa ideia. Em uma […]

Gestão das mudanças climáticas

Sustentabilidade Artigo revista
Forest L. Reinhardt e Michael W. Toffel
A marinha dos Estados Unidos opera na linha de frente das mudanças climáticas, administrando dezenas de milhões de dólares em ativos em todos os continentes e oceanos. Esses ativos — navios, submarinos, aviões, bases navais e a tecnologia que os conecta — levam anos para […]

O poder da parceria: CMO e CIO

Gestão organizacional Artigo revista
Kimberly A. Whitler, D. Eric Boyd e Neil Morgan
Historicamente diretores executivos de marketing e diretores executivos de informação veem o mundo de maneira bem diferente. Focados em gerar demanda, os profissionais de marketing atribuem alta prioridade à velocidade e à criatividade e assumem riscos para atingir metas agressivas. De forma geral, os executivos […]

Reflexões de quem foi CMO seis vezes

Gestão organizacional Artigo revista
Uma conversa com Joe Tripodi
Por Daniel McGinn Joe Tripodi foi indicado para o mais alto cargo de marketing na Mastercard em 1989 e, desde então, trabalhou como CMO da Seagram, Banco de Nova York, Allstate, Coca-Cola e Subway. Ele conversou com a HBR sobre a evolução e os desafios específicos […]

A evolução do CMO

Gestão organizacional Artigo revista
Caren Fleit
À medida que os canais e ferramentas de marketing cresceram ao longo das décadas, cresceram também o status e as responsabilidades dos executivos de marketing do topo. ______________________________________________________ Caren Fleit é líder de práticas de marketing global da Korn Ferry.

Quando a compaixão entra em conflito com a honestidade

Gestão Artigo revista
Radar
magine que seu subordinado teve desempenho abaixo da média em determinada atividade. Como seu supervisor, você tem o dever de apresentar uma avaliação crítica, mas parece que ele está tendo um dia ruim. Então, você ameniza o feedback. Tecnicamente você está mentindo, mas motivado por […]

Quando é chegado o momento de expandir para além do básico

Estudo de caso Artigo revista
Marco Bertini e Nader Tavassoli
Era a manhã seguinte à corrida de Phoenix. Erica Jackson, CMO da Mendoza Marathon Corporation, havia acordado cedo para ver as pessoas se inscreverem no evento do próximo ano e esperava encontrar uma multidão animada. Porém, ao chegar ao local, testemunhou apenas olhares sisudos e […]