Outubro 2013

Alison Beard entrevista Nobu Matsuhisa

Experiência Artigo Revista
Alison Beard
Nobu Matsuhisa aprendeu a fazer sushi no Japão, onde nasceu, e como personalizá-lo ao trabalhar ainda como um novato chef no Peru e na Argentina. Ele dirigiu alguns restaurantes que fracassaram até ser reconhecido com o Matsuhisa, em Beverly Hills, e com o Nobu, em Nova York. Um cliente, o ator Robert De Niro, convenceu-o a tentar uma parceria em 1994, gerando um grupo hoteleiro que tem hoje 26 restaurantes, em 13 países.  

Seja você mesmo, mas com cuidado

Gestão pessoal Artigo Revista
Lynn Offermann, Lisa Rosh
“Autenticidade” é a nova palavra-chave entre os atuais líderes. Dizem que devemos ser totalmente nós mesmos no escritório, ter conversas abertas e contar histórias pessoais como forma de obter a confiança de nossos colegas e melhorar o desempenho da equipe. Nos últimos anos, a necessidade de “intimidade instantânea” tem sido ressaltada no apelo ao aumento de colaboração no ambiente de trabalho e em grupos de dinâmica, cujo exemplo deve vir “de cima”.

Marketing da diáspora

Marketing Artigo Revista
Nirmalya Kumar
Apesar do deslocamento do eixo econômico do mundo desenvolvido para o mundo em desenvolvimento nas últimas três décadas, poucas empresas de mercados emergentes conseguiram criar marcas no Ocidente. As razões são várias: gigantes emergentes estão atrasados em relação ao mercado mundial, não são percebidos como desenvolvedores de tecnologias ou produtos de última geração e têm fama de só produzir má qualidade. A lista continua.

O fundador da Chobani conta como uma startup pode crescer sem investidores externos

Experiência Artigo Revista
Hamdi Ulukaya
Eu sempre adorei iogurte — aquele do tipo grosso, que cresci comendo na Turquia, feito por minha mãe na fazenda de laticínios de minha família. Quando mudei para os Estados Unidos, em 1994, achei o iogurte da América terrível, muito líquido e muito aguado. Se eu quisesse iogurte, teria que fazer eu mesmo, em casa, sozinho. Assim, fiquei curioso quando me deparei com uma folha solta, jogada no chão, com um anúncio de uma fábrica de iogurte para vender, em março de 2005.

A fórmula de Ferguson

Experiência Artigo Revista
Anita Elberse
Antes de se aposentar, em maio de 2013, sir Alex Ferguson passou 26 temporadas como treinador do Manchester United, o time de futebol inglês que está entre as franquias mais bem-sucedidas e valiosas no esporte. Durante esse período, o clube conquistou 13 títulos no campeonato inglês, juntamente com outros 25 troféus nacionais e internacionais — quase o dobro em comparação com o segundo técnico mais bem-sucedido. E Ferguson foi muito mais do que um treinador.

A estratégia que irá corrigir os serviços de saúde

Estratégia Artigo Revista
Thomas H. Lee, Michael E. Porter
Nada mais será como antes na área da saúde. No mundo inteiro este setor está se debatendo com o aumento dos custos e a qualidade irregular, apesar do trabalho duro e bem feito dos médicos. Políticos e líderes do setor tentaram inúmeras mudanças — atacaram fraudes, reduziram erros, aplicaram códigos de conduta, fazendo dos pacientes melhores “consumidores”, implementando registros médicos eletrônicos — mas nenhuma teve muito impacto.

Não veicule uma história mais bonita. Seja uma empresa melhor

Cultura organizacional Artigo Revista
Leslie Dach
Com frequência, as empresas contratam pessoal de relações públicas quando sentem que as opiniões estão se virando contra elas. Podem estar sofrendo com manchetes ofensivas e quererem que cessem. “Fomos mal interpretados”, dirá o CEO da empresa. “Temos apenas que contar melhor a nossa história.” Muitas vezes há, de fato, algo de verdadeiro nessas afirmações. Quando fui para a Walmart, a empresa estava focada em gerir eficientemente o negócio e tornar seus clientes felizes.

Como seus líderes devem se comportar

Liderança Artigo Revista
Kevin Sharer
Qualquer pessoa responsável pelo desempenho de uma grande organização sabe o valor de um líder eficiente. A maioria de nós fica mais do que feliz em investir no desenvolvimento dessas pessoas. Mas até uma olhada apressada na literatura sobre gerenciamento mostra que não existe consenso em como fazê-lo. Quando o rápido crescimento na Amgen nos pressionou para que trouxéssemos talentos para nossa liderança, tivemos de encontrar nosso caminho.

Sete razões por que chegou a hora da África

Globo Artigo Revista
Jonathan Berman
A economia da África está crescendo mais depressa do que as economias de todos os outros continentes. Cerca de um terço dos 54 países da África está tendo um crescimento anual do PIB de 6%. Mas isso não é apenas por conta de diamantes e de petróleo: apenas 24% do crescimento de 2000 a 2008 pode ser atribuído aos recursos naturais. O que está fazendo com que esse continente diverso e complexo cresça? Eis alguns fatos surpreendentes sobre a economia africana de $2 trilhões: 

Empresários sentem-se mais próximos de Deus do que o restante das pessoas

Defenda seu estudo Artigo Revista
Mitchell J. Neubert
O estudo: Mitchel J. Neubert e três colegas na Baylor University investigaram a conexão entre fé e a propensão para iniciar um negócio, examinando dados de uma pesquisa feita com 1.714 adultos sobre seus hábitos religiosos. Descobriram que os empresários rezavam com mais frequência do que as outras pessoas e tinham mais propensão em acreditar que Deus era pessoalmente responsável por eles.

Capital de risco

Economia Artigo Revista
Josh Lerner
Quando a revolução genômica estava transformando a indústria farmacêutica, a Eli Lilly percebeu que sua sobrevivência poderia depender de sua capacidade de reagir a esse evento. Então, em 2001, a empresa lançou um fundo de capital de risco corporativo a fim de contratar empresas de biotecnologia de ponta enquanto fossem apenas startups.