Outubro 2006

Qual é o seu negócio?

Gestão geral Artigo revista
Theodore Levitt
Embora a administração de empresas costume ser tratada como ciência, o executivo experiente sabe que decisões e táticas estratégicas dependem, e muito, do contexto. Ninguém entendeu melhor esse fato do que Theodore Levitt (1925-2006). Professor da Harvard Business School celebrado como o fundador do marketing […]

Estratégias para mercados de dois lados

Estratégia e Competição Artigo revista
Geoffrey Parker, Marshall W. Van Alstyne, Thomas Eisenmann
Se fizesse uma lista de grandes produtos e serviços que redefiniram o cenário mundial de negócios, o tor veria que muitos fizeram a ponte entre dois grupos de usuários em uma rede. Um exemplo? inovação mais importante em serviços financeiros desde a 2a Guerra Mundial é, […]

A idéia como arte

Inovação Artigo revista
James G. March
Entrevista de Diane Coutu Três anos atrás os consultores Laurence Prusak e Thomas H. Davenport resolveram descobrir quem eram os gurus dos gurus da administração. Divulgados os resultados da sondagem, aqui na HBR, o nome e James G. March só perdia em número de menções […]

Déficit de sono: o inimigo do bom desempenho

Gestão de pessoas Artigo revista
Uma conversa com Charles A. Czeisler, professor da Harvard Medical School
Hoje em dia a empresa glorifica o executivo que trabalha cem horas por semana, o “guerreiro da estrada” que percorre o mundo a serviço, o negociador que pega o vôo da madrugada para chegar a uma reunião às 8 da manhã. Segundo Charles A. Czeisler, titular […]

O que é melhor para o cliente?

Experiência Artigo revista
Paul F. Nunes, Woodruff W. Driggs
Presidente da fabricante de uísque escocesa Glenmeadie, Bob Littlefield está satisfeito com os resultados de recentes iniciativas do marketing. Há novos recursos interativos no website, uma central para prestar informações sobre o produto e várias outras interfaces para fortalecer os vínculos da clientela com a […]

Antevisão

Ideias e tendências Artigo revista
Uma sondagem de ideias, tendências, pessoas e práticas no horizonte de negócios
A ascensão da nacionalidade corporativa Em décadas recentes, a nacionalidade de multinacionais perdeu ambigüidade e ganhou importância estratégica. Reprint F0610A-P Lições da sanguessuga Editor da publicação Annals of Improbable Research observa que o anelídeo tem algo a ensinar sobre “melhores práticas”. Reprint F0610B-P O novo […]

Ferramentas de cooperação e de mudança

Organização e Cultura Artigo revista
Matt Marx, Howard H. Stevenson, Clayton M. Christensen
Há uma série de instrumentos para levar o pessoal de uma empresa a trabalhar em sintonia para atingir as metas. Uma das mais raras habilidades de gestão é a capacidade de entender que ferramentas surtirão efeito em cada situação – e quais serão inúteis. Há quatro […]