Novembro 2011

Como garantir uma boa escolha?

Gestão geral Artigo revista
Armando Dal Colletto
Um certificado de MBA é um passaporte para a ascensão profissional. Mas, por trás desta sigla, há muito joio misturado ao trigo. Não há dúvida de que um bom MBA é uma credencial importante, um passaporte para a ascensão no mundo corporativo. É uma identificação que […]

Frank Gehry

De corpo e alma Artigo revista
Katherine Bell
Frank Gehry é, aos 82 anos, o mais festejado dos arquitetos americanos vivos. Seus projetos, incluindo o Guggenheim Bilbao e o Disney Hall em Los Angeles são, todos, tecnicamente desafiantes e inconfundivelmente seus. É sabido que o processo criativo de Gehry bebe na fonte da […]

Tradição e pioneirismo

Especial Artigo revista
Maria Tereza Fleury
Livre docente (grau máximo da carreira acadêmica) em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Tereza Fleury é diretora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/Eaesp) e professora da Faculdade de Economia e Administração da USP, onde […]

O grande modelo de negócios repetível

Edição Brasil Artigo revista
James Allen, Chris Zook
Ao explorar uma fórmula simples, a empresa consegue criar uma diferenciação nova, mais duradoura. Diferenciação é a essência da estratégia, a principal fonte de vantagem competitiva. Uma empresa ganha dinheiro não só ao executar uma tarefa que tenha valor, mas por ser diferente das concorrentes […]

A organização com fins de benefício

Foco Artigo revista
Heerad Sabeti
Estamos em uma nova era. Empresas voltadas ao lucro estão abordando problemas sociais e ambientais, entidades sem fins lucrativos criam modelos de negócios sustentáveis e governos concebem modelos de mercado para a prestação de serviços. Desse cruzamento de fronteiras tradicionais, surge um modelo distinto de […]

E se tentássemos ser a empresa mais respeitada da Índia?

Estratégia Artigo revista
N.R. Narayana Murthy
Pode até não parecer, mas o indiano N.R. Narayana Murthy gosta de ir na contramão. Quando poucos de seus conterrâneos se sentiam aptos a abrir a própria empresa, Murthy fundou a Infosys — e com só mil dólares na conta. Quando ninguém acreditava que a […]

É difícil ser do bem

Cultura organizacional Artigo revista
Richard Hornik, Alison Beard
É difícil ser do bem. Mas vale a pena. Confira o caso de cinco empresas cujo sucesso é fundado em práticas de negócios responsáveis.   A seguir, a HBR traça o perfil de cinco empresas do “bem” cujo compromisso com a comunidade, com boas relações […]

Grandes empresas pensam diferente

Cultura organizacional Artigo revista
Rosabeth Moss Kanter
Está na hora de crenças e teorias sobre a atividade empresarial se emparelharem com o modo como grandes empresas operam e enxergam seu papel no mundo atual. Até aqui, economistas e financistas sustentaram que o único propósito da atividade empresarial era fazer dinheiro — quanto […]

A casa de U$ 300

Produtividade Artigo revista
HBR
Se há um desafio na base da pirâmide, é o seguinte: criar uma casa segura e bem projetada que caiba no bolso da população mais destituída do planeta. Ao lançar o desafio num blog do site HBR.org em agosto de 2010, Vijay Govindarajan e Christian […]

A armadilha das especialidades

Experiência Artigo revista
Sérgio E. C. Rebêlo, Sunanda Desai, Jonathan A. Goldhill
A armadilha das especialidades Como evitar cair — ou como sair dela.  O que empresas de commodities e empresas de especialidades têm em comum? Em nossa opinião, muito pouco. Na maioria das vezes, são polos opostos. Em empresas de commodities — produção de petróleo e […]

Coluna Tierney

Radar Artigo revista
Thomas J. Tierney
Colaborando para o bem comum Colaboração entre concorrentes não é um ato natural. Às vezes, porém, é a melhor maneira de derrubar custos, capitalizar um forte, acelerar escala ou amplificar influência para gerar resultados. No mundo do empreendimento social, há lições úteis sobre a promoção […]