Novembro 2006

Homo inoeconomicus

Painel Artigo revista
Don Moyer
A economia clássica é fundada no conceito do Homo oeconomicus, ou homem econômico — o sujeito racional e bem informado, frio defensor dos próprios interesses. Mas ninguém, na vida real, toma decisões dessa maneira. No campo da economia comportamental, Daniel Kahneman e o já falecido […]

Antevisão – Novembro 2006

Artigos Artigo revista
HBR
para pensar Controle do risco politico na China ian bremmer e fareed zakaria Nenhum destino de investimentos ilustra melhor do que a China a importância da gestão do risco político. Nos últimos 25 anos as reformas econômicas do Partido Comunista Chinês abriram o país a […]

Os três mundos da tecnologia da informação

Tecnologia Artigo revista
Andrew McAfee
A era da informação trouxe consigo uma série de novas tecnologias – e um excesso de opções. Se já é difícil para um gestor descobrir para que serve cada inovação, imagine para decidir quais adotar e como implementá-las. Para piorar, a maioria dos supostos avanços […]

Como um conselho bem administrado toma decisões

Governança Artigo revista
Michael Useem
Na esteira de abalos sísmicos como os que derrubaram a Enron e a WorldCom, muitos conselhos de administração foram renovados e reformulados. Hoje, contam com mais conselheiros independentes. Além disso, muitas empresas divulgam o salário dos conselheiros e nomes de membros de comitês. Segundo estudos, […]

O reino da tolerância zero

Experiência Artigo revista
Ben Gerson
Simon Pemberton, um químico da Applied Devices, é escoltado por seguranças da empresa até o estacionamento e, lá, informado pela diretora de RH de que está demitido. Até ali, tudo parecia correr bem. Simon naturalmente estava a par da política de tolerância zero da AD, […]

Enfrentando a ameaça ambígua

Organização e Cultura Artigo revista
Amy C. Edmondson, Michael A. Roberto, Richard M.J. Bohmer
No dia 1º de fevereiro de 2003 o mundo assistiu, horrorizado, ao ônibus espacial Columbia se desintegrar ao reingressar na atmosfera terrestre, matando os sete astronautas a bordo. Para alguns, a incapacidade da NASA de reagir com a devida intensidade ao problema na raiz do […]

A mensagem certa na hora certa

Comunicação Artigo revista
Monte Zweben, Kirthi Kalyanam
Ao planejar campanhas, o marketing faz perguntas para aumentar as chances de que a mensagem tenha uma boa acolhida. Quem deve receber a mensagem? Qual deve ser seu conteúdo? Como transmiti-la? Mas uma questão raramente é lançada: quando deve ser transmitida a mensagem? É lamentável, […]

O ponto de equilíbrio entre eficiência e atendimento

Operações Artigo revista
Frances X. Frei
Para a indústria, o cliente é uma carteira aberta no final da cadeia de suprimento. Já para a maioria das empresas de serviços é um subsídio importantíssimo no processo de produção. É alguém que acrescenta enorme variabilidade a esse processo – mas reclama de qualquer […]

Gestão de equipes multiculturais

Equipes Artigo revista
Jeanne Brett, Kristin Behfar
Equipes multiculturais trazem uma série de vantagens para empresas internacionais, incluindo o conhecimento profundo de distintos mercados, o atendimento ajustado a diferenças culturais do cliente e a divisão de turnos nas 24 horas do dia. Isso tudo, porém, pode ser ofuscado por problemas resultantes de […]

Inovação: os erros clássicos

Inovação Artigo revista
Rosabeth Moss Kanter
Nunca um modismo, mas sempre em voga ou não, a inovação é redescoberta como motor de crescimento a cada seis anos aproximadamente. Não raro, porém, o furor inovador é seguido de execução medíocre – e resultados anêmicos. Na rodada seguinte de corte de custos, a […]