Março 2015

Liderança em diferentes culturas

Liderança Artigo revista
HBR
Sabemos que operar uma empresa global envolve vários tipos de problemas organizacionais. E apresenta grandes desafios de liderança. Supervisionar o trabalho em regiões distintas requer conhecimento sofisticado da indústria e perícia técnica, enquanto construir pontes entre as diferenças culturais exige excepcional inteligência emocional. Gurnek Bains, […]

Como atender os consumidores mais pobres do Primeiro Mundo

Estratégia Artigo revista
Muhammad Yunus, Frédéric Dalsace, David Menascé, Bénédicte Faivre-Tavignot
Pobreza não é um problema restrito ao mercado emergente. Nos Estados Unidos, mais de 45 milhões de pessoas, ou 15% da população, são oficialmente pobres, de acordo com o Census Bureau. Além disso, esse percentual vem aumentando a cada ano, desde o começo do século […]

Quando falta colaboração entre sócios

Gestão organizacional Artigo revista
Heidi K. Gardner
As empresas de serviços profissionais de hoje estão diante de um problema difícil. Como os clientes se globalizaram e passaram a enfrentar exigências tecnológicas, regulatórias, econômicas e ambientais mais sofisticadas, eles têm buscado ajuda para resolver problemas cada vez mais complexos. Para poder atendê-los, a […]

O consumidor está no poder

Tecnologia Artigo revista
Christina Carvalho
No mais recente Retail’s Big Show, evento realizado há 104 anos pela americana National Retail Federation (NRF) e considerado como a Disneylândia do varejo, a maior delegação estrangeira era a brasileira. Do total de 33 mil pessoas que estiveram na exposição, na segunda semana de […]

Os perigos do oceano vermelho

Liderança Artigo revista
W. Chan Kim, Renée Mauborgne
Os Estados Unidos, o desempenho corporativo vem se deteriorando há décadas. Segundo o estudo de referência da Deloitte “The Shift Index”, o retorno agregado sobre ativos de empresas de capital aberto dos EUA caiu abaixo de 1%, para cerca de um quarto de seu nível […]

Colocar-se no lugar do cliente não funciona

Gestão organizacional Artigo revista
Scott Berinato
O estudo: em uma série de experimentos, Johannes Hattula, do Imperial College, e seus copesquisadores Walter Herzog, Darren Dahl e Sven Reinecke entrevistaram gerentes de marketing sobre suas preferências pessoais para um produto ou serviço selecionado. Depois, os pesquisadores prepararam alguns gerentes para ser empáticos, […]

CEO da Sodexo fala sobre diversificação inteligente

Experiência Artigo revista
Michel Landel
As raízes do negócio da Sodexo remontam à pequena empresa de transporte marítimo e suprimentos, dirigida pela família de Pierre Bellon, que desde o início do século 20 operava um negócio de suprimentos para navios em Marselha, França. Pierre Bellon fundou a Sodexo em 1966 […]

Materiais: quando menos é mais

Economia Artigo revista
HBR
Hoje usamos muito menos materiais que antes para fazer as mesmas coisas — um fenômeno conhecido como “desmaterialização”. Mas, paradoxalmente, esta eficiência parece aumentar o consumo geral. Em Making the Modern World: Materials and Dematerialization (em tradução livre, “Fazendo o mundo moderno: materiais e desmaterialização”), […]

Colocando o planejamento estratégico em ação

Estratégia Artigo revista
Christina Carvalho
Implementar planos estratégicos é um problema em todas as partes do mundo. Várias ferramentas foram desenvolvidas para superar as dificuldades e tornar  mais eficiente a execução dos projetos corporativos. No Brasil, a Sonne Consultoria elaborou uma extensão da Matriz SWOT, uma das primeiras e mais […]

Por que a execução da estratégia falha — e o que fazer a respeito

Estratégia Artigo revista
Rebecca Homkes, Donald Sull, Charles Sull
Desde o trabalho seminal de Michael Porter nos anos 1980, temos uma definição clara e amplamente aceita sobre o que é estratégia — mas sabemos bem menos a respeito de como traduzir uma estratégia em resultados. Os livros e artigos sobre estratégia superam, e muito, […]

A ciência do marketing sensorial

Marketing Artigo revista
HBR
Há duas décadas, profissionais de marketing de vários segmentos vêm se especializando em atingir os consumidores por meio dos cinco sentidos — aprendendo a difundir pistas, como o ardor de um gole de enxaguante bucal e o som de uma caneta Sharpie raspando no papel, […]

Reduzindo a distância psicológica

Experiência Artigo revista
Rebecca Hamilton
Você está negociando um contrato com um cliente importante cujo orçamento é apertado, mas seu chefe o está pressionando a aumentar as margens. Como você fecha o negócio? Várias semanas atrás, você concordou em discursar em um evento de ex-alunos da faculdade, mas agora está […]

Promovendo a venda de consenso

Vendas Artigo revista
Karl Schmidt, Brent Adamson, Anna Bird
Há muito tempo representantes de vendas aprenderam que deviam procurar sempre o executivo que, sozinho, pudesse aprovar um negócio. Mas hoje, quer estejam vendendo para um cliente com 50 ou 50 mil funcionários, representantes de vendas raramente encontram um tomador de decisão unilateral. Em geral, […]

De corpo & alma – Goldie Hawn

Experiência Artigo revista
Alison Beard
Goldie Hawn ganhou fama como uma loira avoada na série cômica de TV Laugh-In, mas fora das telas é bem séria. Atriz, produtora e diretora talentosa, além de mãe e avó dedicada, ela lidera há uma década uma fundação que ensina 400 mil crianças ao […]