Março 2014

Fortalecendo a cultura do uso de dados

Estratégia Artigo revista
Elton Eduardo Freitas, Daniel T. Gomes, André Barrence
O Brasil é destaque no cenário econômico mundial, tanto pelo tamanho de seu mercado como por seu potencial de crescimento. Membro dos Brics, apontado como um dos principais destinos para investimentos estrangeiros e sede dos maiores eventos esportivos mundiais, o país figura de forma constante […]

Atenção plena na era da complexidade

Gestão pessoal Artigo revista
HBR
Ao longo de quase quatro décadas, a pesquisa de Ellen Langer sobre atenção plena influenciou enormemente o pensamento em várias áreas do conhecimento, da economia comportamental à psicologia positiva. Ela revela que prestar atenção no que acontece à nossa volta, em vez de agir no […]

Ter medo da dor pode ser pior do que senti-la

Gestão pessoal Artigo revista
Giles Story
O estudo: Giles Story fixou eletrodos que iriam dar choques elétricos nas mãos de 35 sujeitos de pesquisa, causando uma pequena dor que iria variar de uma leve vibração até algo parecido como uma forte picada de inseto. Os sujeitos tinham de escolher entre receber […]

Um antropólogo entra num bar

Estratégia Artigo revista
Mikkel B. Rasmussen, Christian Madsbjerg
Em 2006, uma grande indústria europeia de cervejas, que chamaremos de BeerCo, enfrentava uma queda nas vendas em bares e restaurantes. Apesar de intensa pesquisa de mercado e de análise competitiva, não conseguimos entender por quê. Os clientes gostavam particularmente do produto, uma cerveja lager […]

Torne seus melhores clientes ainda melhores

Marketing Artigo revista
Steve Carlotti, Eddie Yoon, Dennis Moore
Há pouco mais de um ano, executivos da Kraft acreditavam que sua marca Velveeta tinha perspectivas apenas moderadas de crescimento. Com a migração do consumidor para produtos naturais e orgânicos, as vendas do Velveeta — um “produto de queijo” processado que não precisa de refrigeração […]

Quem ocupará os altos cargos?

Liderança Artigo revista
Rocio Bonet, Peter Cappelli, Monika Hamori
Cada época tem seu próprio perfil de executivo sênior. Há um século, as maiores e mais poderosas corporações eram administradas por empreendedores — Henry Ford, que fundou a indústria que leva seu nome, e Alfred P. Sloan, cuja empresa foi adquirira pela General Motors, são […]

Gerencie seu trabalho, gerencie sua vida

Gestão pessoal Artigo revista
Robin Abrahams, Boris Groysberg
Na opinião de executivos seniores atuais, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, no melhor dos casos, é um ideal ilusório e, no pior, um completo mito. Mas fazendo escolhas planejadas sobre quais oportunidades agarrar e de quais abrir mão, em vez de simplesmente reagir diante […]

Quando o universo do Twitter se volta contra você

Experiência Artigo revista
Paul Bigus, Jana Seijts
Charlene Thompson esticou o braço para pegar o telefone na mesa de cabeceira. Ainda não eram 6 horas e o brilho do iPhone era a única luz no quarto. Seu marido, James, virou-se e resmungou. “Esse é um hábito terrível”, disse ele. “Você deveria tomar […]

Escolhendo o cliente certo

Cliente Artigo revista
Robert Simons
Todas as empresas afirmam que suas estratégias são voltadas para o cliente. Mas o termo “cliente” é um dos mais elásticos em teoria de gestão. Uma definição básica pode ser a de que seus clientes são as pessoas ou entidades que compram seus produtos e […]

Adi Ignatius entrevista John Cleese

Experiência Artigo revista
Adi Ignatius
John Cleese tornou-se um ícone da comédia nos anos 1970 por seu trabalho em Circo voador de Monty Python e na série da BBC Fawlty Towers. Mais tarde, embora continuasse a atuar, arriscou-se no mundo corporativo produzindo vídeos que misturavam conhecimento de gestão e o […]

A arte do comércio

Economia Artigo revista
HBR
O certificado de ações mostrado aqui está entre os mais antigos. Foi emitido em 1758 pela Real Compañía de Comercio de Barcelona, a mais conhecida das empresas comerciais da realeza espanhola, que tinha o monopólio dos negócios com Santo Domingo, Porto Rico e Ilha de […]

Medo de ser diferente sufoca talento

Gestão geral Artigo revista
Kenji Yoshino, Christie Smith
Diversidade é um valor quase universal na América corporativa, mas os níveis superiores de gestão permanecem teimosamente homogêneos. Veja os CEOs do ranking  da Fortune 500: apenas 23 são mulheres, só seis são negros e nenhum é abertamente homossexual. Por que há tão pouca variedade […]

Como a cultura urbana ultrapassa fronteiras

Marketing Artigo revista
Marlene Morris Towns
O sentimento antiamericano é um desafio para as empresas que buscam exportar para algumas regiões do mundo, principalmente partes da Ásia e Oriente Médio. Ao mesmo tempo, segmentos dentro dessas regiões se identificam profundamente com a cultura jovem urbana dos Estados Unidos — o mundo […]

Venda de desempate

Vendas Artigo revista
Marc Wouters , James C. Anderson, James A. Narus
Clientes em mercados de transações entre empresas, conhecidos como B2B (business-to-business), estão adotando estratégias de compra cada vez mais sofisticadas. Reconhecendo que muitos produtos e serviços que compram não são estratégicos para seus negócios, eles começam buscando simplesmente fornecedores que atendam às suas especificações básicas […]