Março 2013

Ruptura Big-Bang

Inovação Artigo revista
Paul F. Nunes, Larry Downes
A esta altura do campeonato, qualquer executivo bem informado conhece a cartilha básica para salvar uma empresa de uma inovação de ruptura. Quase duas décadas de pesquisa administrativa, começando com o artigo “Disruptive Technologies: Catching the Wave”, publicado por Joseph L. Bower e Clayton M. […]

Alison Beard entrevista Mary Robinson

Experiência Artigo revista
Alison Beard
HBR: Como exercer influência sem ter autoridade formal? Robinson: É preciso, entre outras coisas, estar perto de quem dá bons exemplos e falar sobre o que fazem. No meu caso, precisei recorrer ao simbolismo, usar a linguagem certa e  buscar o apoio de distintas comunidades […]

Na mira do governo

Gestão pessoal Artigo revista
Francesca Gino
Diante de uma injusta elevação de impostos, fabricante de cosméticos pondera saídas. E que outras saídas temos? — perguntou Alan Carroll à equipe. Diretor-jurídico da fabricante de cosméticos americana Mariana Ash, de Los Angeles, Alan estava de pé em frente a um quadro branco coberto […]

Saiba qual sua verdadeira motivação.

Experiência Artigo revista
Heidi Grant Halvorson E. Tory Higgins
Em que tipo de situação você se sai melhor? Que fatores reforçam — ou minam — sua motivação? Já que a resposta a estas perguntas pode variar muito, o segredo na base de uma boa gestão é saber se o líder está administrando o próprio […]

Quando a sustentabilidade dá lucro

Globo Artigo revista
Subramanian Rangan, Knut Haanaes, Jeremy Jurgens, David Michael
Quando Ibrahim Abouleish fundou a Sekem, a primeira propriedade agrícola de cultivo orgânico do Egito, a novidade era um luxo para o qual havia pouco mercado. Foi em 1977, no Cairo. De lá para cá, a organização passou anos aprimorando técnicas sustentáveis de cultivo. ​​O […]

Formação de equipes para uma empresa estadista

Equipes Artigo revista
Roberto Patrus, Betania Tanure
Em uma trilogia publicada em 2011 pelos autores deste artigo1, ilustramos o conceito de dirigente a partir da experiência empresarial de Luiz Seabra (Natura), Cledorvino Belini (Fiat) e Fábio Barbosa (então ABN Amro — Real — Santander). O dirigente é aquele que sintetiza as competências […]

Em defesa da inovação às escondidas

Inovação Artigo revista
Thomas Wedell-Wedellsborg, Paddy Miller
Você tem uma ideia para um projeto ousado e inovador que poderia ter impacto considerável sobre a empresa. Suspeita, contudo, que haverá certa resistência interna à ideia. Já que a inovação mexeria na ordem estabelecida, há uma boa probabilidade de que outros setores da organização […]

Experiência humana: o novo meio da publicidade

Marketing Artigo revista
Jeffrey F. Rayport
No ano passado, a fabricante britânica de bebidas Diageo usou a embalagem de seus uísques no Brasil como um canal de vídeo personalizado. Na campanha feita para o Dia dos Pais, em agosto, toda garrafa de uísque da empresa trazia um QR Code que, ao […]

Plataforma móvel pede aplicativo, não anúncio

Marketing Artigo revista
Sunil Gupta
Como a maioria dos profissionais, tenho um smartphone. Embora o use com frequência para trocar e-mails com colegas ou mensagens de texto com a família, também uso aplicativos do aparelho para buscar informações ou passar o tempo. E na telinha de 3,5 polegadas, volta e […]

Analítica 2.0 na publicidade

Marketing Artigo revista
Wes Nichols
Um cliente nosso, uma gigante do setor de aparelhos eletrônicos, há muito media o impacto de sua publicidade separadamente para cada meio. Como de praxe na maioria das empresas, calculava o impacto que cada modalidade de anúncio — em TV, mídia impressa, rádio e internet […]

Por que compensa ser o criador de uma categoria

Inovação Artigo revista
Linda Deeken, Eddie Yoon
Embora o mundo tome café há mais de 500 anos, se entrarmos em uma cozinha moderna para observar como a bebida é preparada, provavelmente veremos um processo que guarda pouca semelhança com métodos usados ​​apenas uma geração atrás. Em casas e empresas, o consumidor está […]