Março 2010

Saia da crise tinindo

Gestão organizacional Artigo revista
Ranjay Gulati, Nitin Nohria e Franz Wohlgezogen
Estudos revelam que 9% das empresas saem de uma recessão mais fortes do que nunca. Veja como preparar o terreno para o sucesso. Todo grande líder sabe que a forma como conduz uma guerra em geral determina se vai chegar ou não à paz. Só […]

Como mudar uma marca

Branding Artigo revista
Com 80 milhões de clientes no Brasil, a Telefonica/Vivo investe há um ano em um projeto que envolveu mais de 100 mil pessoas. Em entrevista exclusiva à editora Léa De Luca, Christian Gebara, diretor-executivo de estratégia, marca e novos negócios da Telefonica/Vivo, fala do processo […]

Presidente não pode entrar em pânico

Experiência Artigo revista
Fictício, o Caso HBR traz dilemas vividos por líderes na vida real e soluções de especialistas. Em meio a uma crise inimaginável, o presidente de um banco precisa tomar uma dura decisão.   Naquela terça pela manhã, o presidente da Kaspa Financial Services, Gerald Smarten, […]

Bote os colegas na linha

Carreira Artigo revista
Como confrontar a conduta antiética no trabalho — e prevalecer Jonathan está de emprego novo. Recém-transferido do departamento de contabilidade da matriz, agora é controller de uma unidade regional de vendas da fabricante de eletroeletrônicos. Animado com a promoção, quer forjar uma boa relação com […]

Abri mão da presidência

Experiência Artigo revista
Fundador da empresa americana Seventh Generation conta como soube que era hora de deixar o comando – e como convenceu a equipe e o conselho. Três anos já se passaram, mas a lembrança do momento em que soube que tinha de deixar a presidência é […]

Como a BMW está desarmando a bomba demográfica

Estratégia Artigo revista
A montadora alemã reorganizou a fábrica para — e com — trabalhadores mais velhos. Em junho de 2007, Nikolaus Bauer — chefe da fábrica de sistemas de transmissão da BMW em Dingolfing (Baixa Baviera), com 2.500 funcionários — matutava sobre o que parecia ser o […]

Explore as redes informais de sua equipe

Equipes Artigo revista
Em muitas empresas, funcionários formam grupos para compartilhar conhecimentos e lidar com problemas comuns. Essas comunidades de prática podem ser uma tremenda ferramenta de gestão. Se os maiores cérebros da empresa estão se juntando para resolver problemas e desenvolver novas ideias por conta própria, o […]

Recuo audaz – Uma nova estratégia para velhas tecnologias

Estratégia Artigo revista
Quando surge uma nova tecnologia, quem já atua no mercado tenta adotá-la ou desbancá-la — muitas vezes, sem sucesso. Eis uma terceira alternativa, não raro melhor. Uma tecnologia superior desponta no horizonte, ameaçando o negócio atual da empresa. O que fazer? Seguir a sabedoria convencional […]

Pronta para se recuperar?

Estratégia Artigo revista
Sete perguntas a fazer Antes da recessão, muitas empresas aproveitaram as condi­ções macro-­ econô­micas dos tempos de vacas gordas (juros baixos, capital fácil, consumidor confiante e por aí vai) para crescer e lucrar. Isso deixou os reflexos organizacionais mais lentos e atrofiou os tendões exigidos […]

Ache sua estratégia no novo cenário

Estratégia Artigo revista
  O mundo pós-crise exige uma abordagem muito mais flexível à estratégia e à organização globais. O impacto da crise de 2008 na atividade empresarial internacional foi sério. Segundo projeções, o valor do comércio exterior em 2009 cairia até 9%. O investimento direto estrangeiro recuou […]

Financie a eureca!

Inovação Artigo revista
Nathan Myhrvold
Um mercado dedicado a financiar inventores e a monetizar suas criações poderia transformar o mundo. Minha empresa, a Intellectual Ventures, é incompreendida. Já fomos tachados de “patent troll”, um negócio espúrio que compra patentes para mais tarde tirar dinheiro de empresas inocentes. Na verdade, o […]