Março 2009

6 grandes erros na gestão de riscos

Artigos Artigo revista
NA ÍNTEGRA   À medida que FOREM somando as perdas trazidas pela crise financeira, muitos investidores vão se perguntar como o mercado financeiro pôde ter errado tão feio. Como é que todos aqueles complicadíssimos modelos foram falhar? Lá atrás, em novembro de 2007 — antes […]

Durante a crise, provoque seus clientes

Artigos Artigo revista
NA ÍNTEGRA   Seus clientes estão enxugando o orçamento. Ainda assim, há como convencê-los a comprar.   Não há como negar: é um momento difícil para quem vende para outras empresas. Simplesmente não há verba nos orçamentos. Quem já achava difícil vender antes — quando […]

Uma Petrobras mais verde

Estratégia Artigo revista
José Sergio Gabrielli de Azevedo
Oito anos atrás, a Petrobras era mais conhecida pelo espantoso histórico de problemas ambientais. Hoje, a maior empresa brasileira virou uma defensora da sustentabilidade. Que direito tem a Petrobras — uma gigantesca multinacional cuja grande especialidade é explorar petróleo em águas profundas — de pregar […]

O ano em que o crédito parou

Economia Artigo revista
RESUMO Antonio Dória está encrencado. Depois de 20 anos comandando sua bem-sucedida fábrica de móveis, foi pego no contrapé pela crise financeira internacional. O crédito bancário secou, e a empresa não tem mais capital de giro para operar. Amigos, parentes e parceiros não podiam ajudá-lo. […]

Estratégias de value-for-money para tempos difíceis

Estratégia Artigo revista
Peter J. Williamson, Ming Zeng
NA ÍNTEGRA   Lições que empresas do mundo desenvolvido precisam aprender de rivais de mercados emergentes para triunfar, em casa e no exterior.   Ninguém precisa ser convencido de que a situação econômica hoje vivida é praticamente inédita. Ainda assim, boa parte dos conselhos ouvidos […]

Quando um processo deve ser arte, e não ciência?

Operações Artigo revista
Joseph M. Hall
NA ÍNTEGRA   O movimento de padronização de processos foi longe demais. Certos processos exigem o critério de um artista, e assim devem ser administrados.   Um processo de vendas que deu certo na Europa pode ser adotado mundo afora? Ou o melhor seria que […]

Lições das estrelas da cisão

Estratégia Artigo revista
Rolf-Magnus Weddigen, Michael C. Mankins, David Harding
NA ÍNTEGRA  É comum a empresa sair vendendo ativos quando a situação vai mal. Um líder astuto é mais estratégico nessa poda.   A maior parte das empresas está preparada para comprar ativos, não para vendê-los. Aliás, para cada três negócios que adquire, a maioria […]