Março 2008

Sua organização consegue aprender?

Organização e Cultura Artigo revista
Francesca Gino, David A. Garvin, Amy C. Edmondson
Uma organização com uma cultura forte de aprendizado enfrenta o imprevisível com destreza. Até hoje, porém, não surgiu um método concreto capaz de revelar exatamente como uma organização aprende e de identificar medidas específicas para ajudá-la a aprender melhor. O novo instrumento de pesquisa apresentado […]

TI radicalmente simples

Gestão de tecnologia Artigo revista
David M. Upton, Bradley R. Staats
Muitos gestores acham que desenvolver e implementar um grande sistema de TI é como erguer um depósito: uma vez construído, acabou o trabalho. Mas isso já não serve para a TI. Quem segue essa abordagem acaba com sistemas caros, rígidos e ultrapassados desde o momento […]

Um jeito mais racional de criar novos produtos

Inovação Artigo revista
Robert W. Armstrong, Neil Bodick, Eric Bonabeau
Embora o desenvolvimento de novos produtos (DNP) costume ser tratado pela empresa como um processo monolítico, há uma abordagem mais racional, em dois estágios: no primeiro, a empresa avalia potenciais produtos e descarta os menos promissores; no segundo, busca maximizar o potencial de mercado dos […]

Como empresas nacionais mantêm multinacionais a distância

Cultura organizacional Artigo revista
David C. Michael, Arindam K. Bhattacharya
Um número considerável de empresas de mercados emergentes faz frente a grandes multinacionais, apesar do poder de fogo dessas gigantes. Os autores, ambos do Boston Consulting Group, mostram como essas campeãs nacionais conseguiram a impressionante proeza. O segredo é adotar a maioria dos elementos — […]

Gestão de talentos para o século 21

Gestão de pessoas Artigo revista
Peter Cappelli
A maioria das empresas não possui um programa formal para projetar a necessidade futura de talentos e satisfazer essa demanda. Em vez disso, vai buscar no mercado profissionais cada vez mais caros — e, dependendo do país, cada vez mais escassos. Só que o conselho […]

Transformando a estratégia, cliente por cliente

Estratégia Artigo revista
Richard J. Harrington, Anthony K. Tjan
Uma década atrás, a Thomson Corporation, assim como a maioria das empresas de B2B, tinha um conhecimento muito maior sobre o pessoal que adquiria seus produtos para uma organização inteira do que sobre os indivíduos que de fato usavam esses produtos para trabalhar. Com a […]

Quando o crescimento estanca

Estratégia e Competição Artigo revista
Seth Verry, Matthew S. Olson, Derek van Bever
A queda abrupta e prolongada no crescimento da receita é uma crise que pode acometer até a mais exemplar das organizações. Uma abrangente análise do crescimento de empresas de grande porte no último meio século revela, com efeito, que 87% delas viveram pelo menos uma […]

Autenticidade: é real ou puro marketing?

Cultura organizacional Artigo revista
David Weinberger
Fictícios, os casos analisados pela HBR apresentam dilemas comuns da administração e soluções concretas de especialistas. Marty Echt, novo diretor de marketing da fabricante de motocicletas fictícia do caso, a Hunsk Engines, está decidido a levar a empresa de volta às raízes. Segundo ele, projetar […]

Antevisão – Março 2008

Artigos Artigo revista
HBR
PARA PENSAR Megarregiões: o peso da localização Richard Florida Durante muito tempo a nação foi considerada a unidade econômica básica do mundo. Essa distinção, porém, já não é mais válida. Hoje, a unidade natural — e o motor — da economia global é a megarregião: […]

Risco zero

Painel Artigo revista
Don Moyer
Ninguém gosta de contemplar o fracasso — o que é uma pena, pelo menos do ponto de vista de uma organização. Como observaram Richard Farson e Ralph Keyes no artigo “The Failure-Tolerant Leader” (HBR ugust 2002), não é de hoje que certos executivos (Thomas Watson […]